Tampinha Legal encerra primeiro semestre com 131 toneladas de tampas plásticas arrecadadas

20 de julho de 2023 - 11:35

Durante os mais de seis anos de atuação, o Tampinha Legal vem apresentando números expressivos, porém, finaliza o primeiro semestre de 2023 acima da média. De janeiro a junho contabilizou 131 toneladas de tampas plásticas, material que foi arrecadado nos mais de 3.200 pontos de coleta. Esse número ultrapassa a média semestral, que sempre esteve em torno de 98 toneladas. Sendo assim, o programa atingiu um novo recorde, arrecadando 34% acima do esperado para o período.

De acordo com Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, a expansão do Tampinha Legal se deve às mudanças de comportamento da sociedade. “A conscientização está acontecendo e o crescimento do programa é prova disso. Recolher tampas plásticas é um ato tão grandioso, que sabemos que é questão de tempo para que os números aumentem ainda mais. Iremos seguir com todo o nosso trabalho, visando sempre a contribuição econômica, social e ambiental”, destacou Simara.

O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, já arrecadou mais de 1.180 toneladas de tampas plásticas. Todo o material recolhido retorna para a indústria e se transforma em novos artefatos plásticos, como baldes e potes, caracterizando o modelo de Economia Circular. “Tampas plásticas são 100% recicláveis e não descartar da forma correta é desperdiçar material e dinheiro”, explica a gerente.

Atualmente o programa está presente no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e no Distrito Federal e já destinou mais de R$2.9 milhões de reais para as entidades assistenciais participantes. Estes recursos financeiros contribuem para a aquisição de medicamentos, equipamentos e alimentos, custeio de tratamentos de saúde, educação, entre outros.

O Tampinha Legal 

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo