37º CONASEMS: São Leopoldo apresenta projeto de vacinação com a unidade móvel em frente às escolas

19 de julho de 2023 - 19:08

A secretária da Saúde Andréia Nunes e a coordenadora de imunizações, Karen Carvalho, representaram o município de São Leopoldo na 37ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado de 16 a 19 de julho na cidade de Goiânia (GO). No encontro, foi apresentado o programa de vacinação desenvolvido com a unidade móvel em frente às escolas municipais, facilitando o acesso da população aos imunizantes. O trabalho vem sendo executado com sucesso desde 2021. “O tema das vacinas pautou o congresso. Vivemos anos obscuros no governo anterior. Os índices caíram dramaticamente em todo o país. Diante disso, iniciativas como a nossa, em São Leopoldo, foram reconhecidas e servirão de inspiração para outros municípios de todo o país”, destacou Andréia.

Ensinar e aprender. As representantes de São Leopoldo aproveitaram a oportunidade para buscar conhecimento científico, trocar experiências e  fortalecer vínculos, na busca de avanços para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na saúde digital, duas inovações: o vacinômetro Covid-19 foi relançado, agora com a opção de consulta por estabelecimento de saúde, e uma nova versão do app ConecteSUS, que dará acesso ao prontuário médico digital e permitirá avaliar os serviços nas unidades. “Isso é fundamental para o gestor analisar a carteira de vacina e verificar os recursos que a gente recebe. Também serve para a população acompanhar sua carteira de vacina. Estiveram presentes nesse evento todos os grandes laboratórios e empresas de vacinação, uma oportunidade de conhecer inovações e estreitar contatos para obter mais recursos e serviços para a população de São Leopoldo”, salientou Andréia.

O Conasems deste ano bateu recorde de inscritos, com mais de 11 mil participantes de todo o país, entre eles, 1,5 mil secretários municipais. Presente no encontro, a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou a estratégia de microplanejamento para a multivacinação, a ser lançada em agosto. “Estamos descentralizando R$ 151 milhões para essa ação inédita em estados e municípios, em planos regionais e locais, com base no trabalho realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O microplanejamento poderá ser um diferencial para a retomada das altas coberturas vacinais, com o planejamento na ponta adaptado a cada realidade e com a concentração de esforços nos locais onde as taxas de imunização estão mais baixas”, ressaltou.

37º edição do Conasems 

O 37º Congresso do Conasems propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Além da tradicional Feira SUS, com estandes do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, a 37ª Edição do Conasems contou com atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, apresentação de painéis técnicos, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo