Depois da chuva e vento devemos ter neve no Estado

14 de julho de 2023 - 07:09
Por MetSul Meteorologia

Neve marca o começo desta sexta-feira nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil depois de dias de enorme instabilidade na região com chuva extrema e inundações, tornados, ciclone com vento de quase 160 km/h e muitos estragos e vítimas. O registro da neve ocorre nos picos do Planalto Sul de Santa Catarina, região mais propícia para precipitação invernal no Brasil.

Na madrugada desta sexta-feira no distrito do Cruzeiro, situado a mais de 1.500 metros de altitude, no interior de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, foi registrado neve. Trata-se do segundo episódio de neve deste ano na região.

Em abril, em evento raro pela sua enorme precocidade, a neve também caiu em diferentes pontos do Planalto Sul, como em Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Já na noite de quinta-feira ocorriam os primeiros registros de precipitação invernal na forma de chuva congelada na região com observação do fenômeno em Urubici.

Com o passar das horas e um resfriamento maior da atmosfera, a precipitação se converteu em neve. Por que nevou? A MetSul Meteorologia havia antecipado a possibilidade de neve nas áreas de maior altitude entre os Aparados da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul. Efeito da interação da massa de ar frio impulsionada pelo ciclone no Atlântico e que ingressa pelo Norte da Argentina, a partir de uma alta polar continental, com a umidade da circulação ciclônica que se origina da costa.

Ontem, durante o dia, à medida que a atmosfera se resfriava mais fortemente em altitude com o ingresso de ar p0lar e persistia a instabilidade do ciclone, precipitação muito fraca de grãos de gelo foi observada em pontos do município de São Joaquim.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo