Defesa Civil de São Leopoldo emite informe sobre a situação do Rio dos Sinos

14 de julho de 2023 - 14:03

Conforme informações da Defesa Civil de São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos chegou na marca de 4,09m, às 12h30, de sexta-feira, 14 de julho. A medição ocorre por telemetria da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia. Dessa forma, conforme disposto no Plano de Contingência permanece o nível de observação constante, sem riscos e sem requerer atenção especial.

 

 

A precipitação acumulada nas 24h conforme equipamento Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foi de 24mm. O nível do Sinos segue em elevação em resposta hidrológica às últimas chuvas, no momento de aproximadamente 1cm/h. A montante em Campo bom, segue em elevação.

No momento sem riscos mas requer monitoramento intensivo conforme disposto no Plano de Contingência.

 

Placon

Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, o Plano de Contingência para Inundações (Placon) contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais. “É necessário explicar que quando o rio está acima de 4,30m e há indícios de elevação, se entra nesse status de alerta. É um protocolo dentro do nosso plano de contingência que visa prevenção”, explica.

 

Resumo do Placon

 

Resumo do plano de contingência:

 

Até 3,50m – status: observação

 

Acima de 3,50m – status: atenção /monitoramento intensivo

 

Até 4,30m + indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas – alerta de inundação

 

Acima de 4,50m – status: início atingimento na via Rua da Praia e Rua das Camelias.

 

Acima de 5,10 – status: alarme – início atingimento Rua Alberto Ramos – Feitoria/São Geraldo.

 

Emergência

Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 193 do Corpo de Bombeiros Militar. Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo