“Queremos despertar o potencial de empreendedorismo da Feitoria”, diz Tiago Schmidt presidente da Sicredi Pioneira RS

12 de julho de 2023 - 16:02
Por Sônia Bettinelli

A partir do dia 5 de agosto os moradores da grande Feitoria terão um lugar diferente para conhecer. Trata-se do Espaço Sicredi Feitoria que terá videogame para a garotada, programação de software, oficinas de empreendedorismo de pães, cucas e até uma agência bancária. “Agência com mesas de rodinha para facilitar a transformação do espaço num auditório porque a lógica com a abertura desse espaço é a  mesma que criou o cooperativismo, ou seja, sociedade de pessoas que se une para prosperar”, anunciou foi feito pelo presidente do Conselho Administrativo do Sicredi, Tiago Luiz Schmidt, nesta quarta-feira (12) no Berlinda News Entrevista. O Espaço Sicredi Feitoria será a quinta agência da cooperativa em São Leopoldo, que conta com espaço no Centro, Scharlau, Rio Branco e Unisinos.

26 mil sócios em São Leopoldo

“Os espaços físicos específicos para cada comunidade representam  a proposta de relacionamento olho no olho com nossos colaboradores cuja função é de prestar consultoria, assessorar a comunidade que chega com uma dúvida sobre operação financeira. Ninguém é tratado como correntista, são sócios, tanto o colaborador quanto o sócio da comunidade. Chegamos a 26 mil  sócios em São Leopoldo.”

Sem empurrar consórcios

“Nosso sistema funciona sem metas. Nenhum colaborador precisa atingir metas ao final do mês, ou seja, ninguém vai “empurrar um consórcio ou similar” no momento da abertura do ingresso do novo sócio. O papel do colaborador é identificar a necessidade e fazer com que a mesma seja atendida porque ao final isso garantirá o sucesso de todos, do coletivo.”

Impacto social

“A essência do movimento cooperativo é um grupo de pessoas que se reúne para desenvolver uma atividade econômica que tem impacto social. É assim que seguimos fazendo quando decidimos abrir o espaço na Feitoria. Nossa expectativa é grande em relação ao potencial da comunidade, mas será que essa própria comunidade se enxerga ou em que atividade as pessoas se enxergam. Queremos fazer isso, por exemplo em inovação. Dentro do Espaço Sicredi Feitoria,  jovens podem se unir para inovar e nosso papel é o financiamento.”

Saiba mais

Fundada em 1902, a atual Sicredi Pioneira foi a primeira cooperativa de crédito do Brasil eda América Latina. A instituição realiza, por meio de suas cooperativas, programas sociais como o “Programa A União Faz a Vida”, que nos seus mais de 26 anos de existência, já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes em 520 municípios; o “Cooperação na Ponta do Lápis”, composto por ações planejadas para atender necessidades de jovens, crianças e adultos por meio de uma metodologia própria, o programa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a nossa área de atuação; e o “Cooperativas Escolares”, presente em mais de 82 cidades, envolvendo mais de 4 mil estudantes que se reúnem no contraturno escolar com finalidade educativa de realizar reuniões, oficinas e pesquisas.

https://sicredipioneira.com.br/

Ouça o programa completo

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo