Devido à superlotação a direção do Hospital Centenário está restringindo o atendimento em sua emergência e orienta que a prioridade será para os pacientes mais graves, de acordo com a classificação de risco.
Na nota, a direção diz que o setor está superlotado e no local onde há 34 espaços, entre leitos, macas e poltronas, 71 pacientes estão internados e em atendimento, totalizando 208,82% de lotação. Mais do que o dobro da capacidade instalada, com a maioria dos pacientes em classificação azul ou verde (menos graves).
O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, relata preocupação da direção da instituição com a situação atual e pede que os pacientes menos graves busquem atendimento em espaços como a UPA Scharlau, o Centro de Saúde Feitoria e Unidades Básicas de Saúde.
A UBS Vicentina e a UBS Padre Orestes estarão até às 22h nesta quarta-feira. “A situação é preocupante, portanto, pedimos a colaboração de todos para que possamos reduzir a superlotação da nossa emergência.”