O ex-vereador Joni Homem entendeu rápido que para ser ouvido e receber atenção de Vanazzi e Nado Teixeira só tem um jeito que é colocar-se entre os dois e seguir caminhando. Foi assim na Romaria do Padre Reus ontem (9) e arrisco dizer que a conversa não foi sobre o processo de beatificação do sacerdote jesuíta, por mais que esse assunto significa muito para transformar São Leopoldo numa cidade forte de turismo religioso. Nesse momento o interesse dos três personagens da política capilé é bem mais próximo, que é a disputa de 2024. Aliás nesse caso os três devem concordar que a pré-campanha indica um processo complexo para definição das chapas principalmente do governo. E não somente do PT. O PDT também tem uma “empreitada” pela frente a começar se terá candidatura própria oi se seguirá o casamento com o PT sem inverter o lugar das peças do atual tabuleiro político.
Beleza gaúcha
Dos EUA onde participa de um curso sobre mudanças climáticas, o governador Eduardo Leite comemorou a conquista da gaúcha Maria Eduarda Brechane no concurso nacional da miss universo Brasil. Maria Eduarda é de Rio Grande, ou seja, vizinha de Pelotas cidade do governador e além disso, é a atual soberana do Turismo do RS. Leite repostou em seu instagram uma foto ao lado da miss Brasil.
De plantão
Felizmente o ciclone previsto para passar por São Leopoldo e região na madrugada do sábado (8) não se confirmou e o evento se resumiu a pouco mais de 70 mm de chuva. Mas se houvesse necessidade de servidores da Prefeitura e Semae para emergência, segundo o governo, cerca de 150 servidores municipais ficaram de plantão para atuar de forma imediata para casos de emergência. De forma preventiva, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) montou um alojamento no salão de esportes da Paróquia Santo Inácio (bairro Rio dos Sinos) onde pernoitaram 19 famílias (74 pessoas). No sábado, o prefeito Vanazzi; o diretor do Semae, Geison Freitas junto com o gerente de Manutenção de Esgoto do Semae, Josnei Barcelos, mais Paulo Borges e Fabiano Camargo da Defesa Civil foram até a Casa de Bombas para vistoria. Esse mesmo pessoal (150 servidores) deve ficar em sobreaviso ao longo dessa semana com previsão de muita chuva.
OP participativo
O sábado (8) foi de debate sobre demandas para o OP Participativo do governo federal na Assembleia Legislativa. O titular do OP de São Leopoldo, André Lemke, aproveitou para registrar a presença dos ministros Simone Tebet e Márcio Macedo. Sentado ao lado de Simone Tebet está o ex-ministro e ex-governador do RS, Olívio Dutra, que deu início ao Orçamento Participativo no RS.