Polícia Civil recebe 3.151 novas pistolas Glock em investimento feito pelo governo do Estado na Segurança Pública. Os novos equipamentos, sendo 3.022 pistolas calibre .40 e 129 pistolas calibre 9mm, serão destinados a departamentos regionais especializados, ao Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), à 21ª Delegacia de Polícia Regional (DPR) de Santiago, à Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol) e à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O investimento foi de R$ 7,6 milhões, com recursos do programa Avançar do governo do Estado e de emendas parlamentares.
O ato de entrega ocorreu no estacionamento do trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, do chefe de Polícia Delegado Fernando Sodré, bem como comandantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar.
O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, enfatizou a qualificação no suporte dado aos servidores. “Com esta entrega, estamos padronizando na Polícia Civil o uso de um armamento de qualidade. Esta é uma pistola classificada como uma das melhores disponíveis no mercado, um armamento que tem um índice quase nulo de falhas em testes, o que garante mais proteção aos policiais civis nas ações operacionais no cumprimento da sua missão”, disse.
O Corpo de Bombeiros recebeu seu primeiro helicóptero, e passa a contar com um equipamento próprio e altamente qualificado para operações aéreas de busca e salvamento, combate a incêndio e voos noturnos. Houve também apresentação do novo fardamento da Brigada Militar, que passou por uma reformulação na aparência e melhorias de funcionalidade.