O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, recebeu nesta segunda-feira (3), acompanhado dos secretários Geral de Governo, Nelson Spolaor e de Assistência Social, Fábio Bernardo, os agentes da Caixa Econômica Federal (CEF) para encaminhar os trâmites legais e burocráticos do processo de liberação antecipada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo ciclone extratropical. As equipes da Prefeitura juntamente com a Caixa estão trabalhando nas documentações e cadastros necessários para tão logo possível, anunciar a liberação dos recursos.
Representando a Caixa Econômica Federal na reunião, estavam presentes o superintendente de Rede Caixa, Ricardo Bier Troglio, o superintendente executivo de Habitação, Jairo Antônio Manfro, o gerente de filial Iuri Jadovski, o superintendente executivo Ricardo Daros, superintendente executivo de varejo Daniel Almeida e a gerente Aline Felix.
A importância do recurso para as famílias, foi destacada pelo prefeito Vanazzi: “Já decretamos calamidade na sexta-feira mesmo, pós o ciclone, depois já teve reconhecimento estadual e nacional e hoje ou amanhã será publicado pela Defesa Civil Nacional, o nosso decreto de calamidade pública, e uma das medidas que entendemos urgentes para amenizar esses prejuízos que as famílias tiveram é a liberação do saque do fundo de garantia, por isso estamos aqui reunidos com os especialistas da Caixa para tão logo seja publicado o nosso decreto, tomarmos as providências e garantir o recurso para a população”, ressaltou.
Como o município já decretou situação de calamidade pública no dia 16 de junho, já houve reconhecimento e publicação no Diário Oficial do Estado do RS, e reconhecimento pela Defesa Civil Nacional, o próximo passo é aguardar a publicação do decreto de calamidade pública no Diário Oficial da União, o que permitirá o enquadramento nos critérios legais para que as famílias enquadradas possam realizar o saque do FGTS.
O secretário Geral de Governo Nelson Spolaor afirmou, “vamos tomar todas as providências de governo para que o acesso aos recursos por essas famílias ocorra o mais rápido possível, até para auxiliar nesse momento de retomada e reconstrução, onde muitos perderam quase tudo dentro de casa”, destacou.
A gerente Aline Felix, destacou que o processo para saque, logo após o reconhecimento da união, será rápido e mais simples para a população. O que também poderá ser feito via aplicativo Caixa Tem. O limite para saque será de R$ 6.220 e o prazo para solicitação é de 90 dias a partir da data de homologação.
Além de outras ações que já foram feitas para amparar a população atingida pelas chuvas, a antecipação do FGTS tem como objetivo auxiliar os trabalhadores que precisam se restabelecer após os impactos do ciclone que causou estragos, prejuízos e um volume histórico de 246mm em menos de 18 horas.