Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quinta-feira, 29 de junho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) destacam o município de São Leopoldo com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no mês de maio. O quinto mês do ano garantiu um saldo de 308, com 2.486 admissões e 2.178 desligamentos. A cidade vem mantendo o saldo positivo nos últimos quatro meses e contabilizou 1.115 postos desde janeiro.
Comparado às nove cidades da região do Vale dos Sinos, São Leopoldo foi o município que mais gerou empregos no mês de maio. Além de se destacar pelo saldo total, também finalizou maio com mais da metade da criação de vagas na região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, exaltou o resultado e comentou sobre o cenário futuro. “É sempre gratificante para nós nos depararmos com um saldo positivo no levantamento do Caged. Sobretudo por constatar que trata-se do quarto mês seguido de alta, totalizando mais de mil novos postos de trabalho em 5 meses. Contamos com a queda da taxa de juros para alavancar o crescimento da economia nacional e consequentemente termos um 2° semestre com números ainda mais expressivos”, ressalta Maciel.
A Indústria foi mais uma vez destaque do mês com 164 novos postos de trabalho gerados, seguido pelo setor de Serviços, com 157 e 15 no setor de construção, que vinha marcando saltos negativos nos últimos levantamentos. O número total de vínculos celetistas ativos, segue crescendo e está em 54.398 em São Leopoldo.
O Rio Grande do Sul registrou saldo negativo de 2.511 empregos, tendo em vista que em maio houve a admissão de 119.159 pessoas e 121.670 desligamentos.