A data oficial de São João é hoje (24) mas a comemoração começou bem antes principalmente nas escolas de São Leopoldo, assim como de todas as cidades. No Instituto Rio Branco foram duas noites de festa: na quinta-feira (22) Fundamental II e Médio. Na sexta-feira foi a noite dos pequenos do Infantil e Fundamental I.
A história da festa junina
As celebrações acontecem todos os anos, em meados de junho, e costumam homenagear quatro santos conhecidos: no dia 13 é Santo Antônio quem recebe as honras, no dia 24 é a vez de São João ser celebrado e, por fim, temos São Pedro e São Paulo, que recebem as graças no dia 29 de junho.
As primeiras festas eram dedicadas exclusivamente a São João. Por isso, levaram o nome de joaninas, mostrando sua forte conotação religiosa. As comemorações se popularizaram e, após a entrada dos festejos dos quatro principais santos no calendário católico, passou-se a chamá-las de festas do mês de junho ou festas juninas.
Os elementos da colonização do Brasil estão presentes nos eventos caipiras até hoje. A quadrilha, por exemplo, é originária das danças realizadas nas festa da corte portuguesa no Brasil. O pau de sebo também é uma tradição dos nossos colonizadores, que disputavam a brincadeira a fim de conquistar uma prenda que havia no topo, assim como mostrar sua bravura.
Fonte: www.terra.com.br