Nesta sexta-feira (23), a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) de São Leopoldo, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), direcionaram o atendimento aos migrantes, dentro da ação que acontece na programação da Semana Estadual do Migrante entre os dias 19 e 23 de junho.
A coordenadora do Sine/FGTAS, Taís Cabral, assegura que a importância dessa ação é direcionar. “Eles chegam com muitas dúvidas, às vezes sem esperanças e buscam o acolhimento que não encontram em outros órgãos. Nossa função é dar o ‘norte’ a essa população”, esclarece.
Durante o expediente, representantes do Sine e da Sedhu reuniram-se para tratar de temas que envolvem a parceria entre os órgãos. Nesse encontro, representaram a Sedhu a secretária municipal Nadir Jesus, a chefe de gabinete Basilia Cantanhede, a diretora de Políticas de Direitos Humanos Janaína Souto, a chefe do Departamento Técnico Social Gicela Leal e a chefe do Departamento de Igualdade Racial Adriângela Cabral Jacob.
A Digibor, indústria de borrachas técnicas, participou por meio de seus representantes com oportunidades de emprego para os migrantes.
Aproximar cada vez mais o migrante e fazer a inclusão no mercado de trabalho são compromissos da cidade nesse tipo de situação. Nessa linha, a secretária municipal de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, reforça o apoio da Sedhu nessa iniciativa. “Temos políticas na secretaria, dentro do MigraCidades, com as quais a gente se destina cada vez mais a estar próximos dos migrantes, acompanhando nas questões de educação, saúde e encaminhamento de documentação”, afirma.
As boas práticas desenvolvidas pela Prefeitura de São Leopoldo lhe renderam o Selo MigraCidades. A distinção é concedida pela Organização Internacional para Migrações (OIM) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).