Justiça absolve vereador Tiago Silveira de suposto crime de abuso sexual

23 de junho de 2023 - 14:56

A juíza Jacqueline Bervian, do Fórum de São Leopoldo absolveu o vereador Tiago Silveira (sem partido) por suposto crime de abuso sexual de menores. Na sentença com data desta sexta-feira (23) a magistrada decidiu que: No processo penal brasileiro, a presunção não é de culpa, mas de inocência. Parte-se do pressuposto de que o acusado é inocente, cabendo ao Estado, de forma concreta, fazer desaparecer essa presunção, em juízo, sob o crivo do contraditório

  • As provas deste processo não indicam, com segurança, que o réu praticou os crimes descritos na denúncia. O que há são fortes indícios e provas meramente circunstancias, incapazes de formar o juízo de convencimento necessário para a condenação;
  • É possível que o réu tenha estuprado as duas filhas, da forma descrita na denúncia;
  • É possível, também, que as infantes tenham inventado a história, a fim de penalizar o pai, com quem estavam descontentes na ocasião;
  • Entre condenar um inocente ou absolver um culpado, a última opção é preferível;
  • Assim, não havendo provas suficientes que incriminem o réu, a absolvição é medida que se impõe, consoante o art. 386, inciso VII, do Código de Processo Penal.

A sentença também revoga todas as medidas protetivas e cautelares fixadas em desfavor do réu e solicita que a mesma seja comunicada aos seguintes órgãos: Patrulha Maria da Penha; Juizado da Infância e Juventude desta Comarca.

O site Berlinda encaminhou mensagem à assessoria do vereador Tiago para sua manifestação ou de sua defesa.

Pedido de cassação na segunda-feira (26)

Na Câmara de Vereadores tramita comissão de ética com relatório pedindo a cassação do mandato vereador por falta de decoro. A sessão para leitura do relatório e votação está marcada para as 14 horas de segunda-feira (26).

Lembrando que são processos distintos. A comissão de ética não tratou do crime (assunto da alçada da Justiça), trata da quebra de decoro parlamentar.

Nota da Câmara de Vereadores de São Leopoldo

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo informa que a sessão de julgamento destinada a julgar a possível quebra de decoro parlamentar do Vereador Tiago Silveira está confirmada para ocorrer na segunda-feira, dia 26 de junho, às 14h, no Plenário do Legislativo. 

O Parecer que indica a cassação de mandato do Vereador Tiago Silveira foi aprovado por unanimidade dos membros da Comissão de Ética, e a decisão final ocorre por deliberação da maioria absoluta dos Vereadores. 

Por fim, a Câmara também informa que o processo ético que o Vereador Tiago Silveira responde não tem vinculação com qualquer decisão na esfera judicial. A cassação, ou não, do mandato parlamentar é decisão que cabe exclusivamente aos Vereadores e Vereadoras da Câmara de São Leopoldo.  

São Leopoldo, 23 de junho de 2023.  

Marcelo Dentinho
Presidente da Câmara 

  Iara Cardoso
Presidente da Comissão de Ética 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo