Prefeito Vanazzi decreta situação de calamidade pública em São Leopoldo

Publicado em:

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, decretou situação de calamidade pública no Município. A cidade foi muito castigada em função do ciclone extratropical que atingiu a região. Os efeitos do ciclone extratropical que atingiu as regiões do Litoral Norte, Serra e Leste do Rio Grande do Sul trouxeram efeitos devastadores para São Leopoldo. Entre o meio da noite quinta-feira, 15 de junho e a madrugada de sexta, (16) choveu o histórico volume de mais de 246mm, nunca antes registrado causando colapso no sistema de drenagem que não suportou o volume de chuva.

Entre outras disposições o decreto determina a criação de um comitê emergencial composto por representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais Geral de Governo (SGG); da Administração (Semad); da Fazenda (Semfaz); da Assistência Social (SAS), de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp); de Obras e Viação (Semov), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), das subprefeituras da Zona Leste (Seleste) e Norte (Senorte); da Superintendência da Defesa Civil, e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

Todas as demandas de busca e salvamento devem ser encaminhadas aos telefones que estão em operação no Comitê Emergencial através dos telefones 51 9911 78291; 51 9892 47852 e 193.

Vanazzi classificou a situação como sem precedentes na história de São Leopoldo e determinou que todas as equipes se mantenham em alerta para atender a população. “Tivemos um cenário dramático em toda a região. Foi muita chuva e nenhum sistema de drenagem no mundo seria capaz de dar conta desse volume de água. Lamentamos muito e somos extremamente solidários para atender nosso povo da melhor forma possível”, disse.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Brigada Militar prende dois homens, apreende três fuzis, cinco pistolas e drogas no Vale dos Sinos

Três fuzis, cinco pistolas, munições, dois coletes balísticos e...

Identidade estava esquecida, apagada, misturada, dissimulada

Na escolha da corte da SL Fest/2025, sábado(28), o...

Sinos segue baixando em São Leopoldo e registra 4,37 metros no início da noite deste domingo

Apesar da chuva, cerca de 50 milímetros, o Rio...