Universidade Feevale oferecerá o primeiro doutorado em Indústria Criativa do país

15 de junho de 2023 - 07:01

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou a implantação do Doutorado Profissional em Indústria Criativa na Universidade Feevale. O doutorado, aprovado com o conceito 5, é o primeiro da área no país.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, diz que aprovação era esperada em virtude do protagonismo do grupo de pesquisadores nessa área de estudo no Rio Grande do Sul. “Essa é mais uma conquista importante no propósito de consolidar nosso sistema de pesquisa e pós-graduação. O doutorado será um excelente espaço de discussão e geração de novas ideias para o desenvolvimento da área de indústria criativa na região”, afirma.

A Feevale já havia lançado, em 2014, o Mestrado Profissional em Indústria Criativa, também pioneiro no Brasil, que trouxe destaque para a região em suas pesquisas, resultados e articulações. A Universidade é fundadora, por meio da pós-graduação, da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Economia Criativa.

O coordenador do mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max, destaca a aprovação da Capes, a primeira do país na área. “É importante termos uma área com concentração de estudos específica, inclusive para que possamos ter pesquisas mais maduras, que possam trazer resultados impactantes para a sociedade, como o mestrado já vem trazendo”, diz o professor.

Max ressalta que o mestrado já vem apontando para convênios com o Estado, prefeituras e empresas, com resultados que podem servir de base, como a Capes procura, para a solução de problemas complexos da sociedade. “O doutorado vai trazer essa possibilidade de uma maneira mais perene, com maior tempo de pesquisa, impactando muito mais o desenvolvimento econômico dos setores criativos do nosso Estado e, até mesmo, do país”, explica, lembrando, ainda, as colaborações internacionais. “Estamos muito orgulhosos, pois o programa vai tentar solucionar problemas complexos dentro do desenvolvimento do setor criativo”, conclui.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Feevale está aguardando a publicação da portaria, pelo MEC, para informar sobre o processo seletivo do Doutorado Profissional em Indústria Criativa e o início das atividades.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo