Delegado Heliomar Franco a caminho do PL, faltando apenas assinatura e foto oficial com Cherini e Bolsonaro

14 de junho de 2023 - 14:10
Por Sônia Bettinelli

O desenho da disputa pela Prefeitura  de São Leopoldo em 2024 começa a ficar mais nítido. Eu diria que a sigla do PL está 99% carregada na foto do delegado Heliomar Franco candidato a prefeito,  e o 100% deve ocorrer no dia 23 com a presença do ex-presidente Bolsonaro no Estado, quando abonará filiação de várias lideranças gaúchas. O deputado federal e presidente estadual do PL , Giovani Cherini, trata do assunto diretamente com o delegado e com a direção nacional, leia-se Valdemar da Costa Neto. “A estratégia da nacional (Valdemar da Costa Neto) é ter candidatura a prefeito em todos os mais de 300 municípios gaúchos onde o Bolsonaro venceu em 2022”, disse o coordenador metropolitano e vereador pelo PL de Esteio, Francisco Alves no Berlinda News desta quarta-feira (14).O primeiro critério para o PL ter candidatura a prefeito em São Leopoldo vem das urnas: No 1º turno Bolsonaro venceu com 61.965 (48,66%) e no 2º com 71.028 (55,94%).

Coordenador metropolitano

Francisco Alves faz questão de esclarecer que não fala pelo PL da cidade. Seu papel  é a coordenação metropolitana por uma série de motivos, entre os quais a possibilidade de Cherini aceitar o convite de Valdemar da Costa Neto para concorrer a senador em 2026. “É nessa região que está o maior colégio eleitoral e o deputado Cherini precisa ser conhecido e transitar. Como coordenador converso e participo de reuniões nas cidades, mas não tenho conhecimento total da política do próprio PL e dos demais partidos, isso é o papel do Mauro Steffen, da Daiani Dias, da Adriana entre outros. E o que tenho acompanhado em São Leopoldo é o trabalho para unificar um conjunto de partidos com capacidade de vencer em 2024.”

Presidente, tesoureiro e jurídico

Conforme a estratégia do PL os três principais nomes na executiva são presidente, tesoureiro e jurídico. Dentro da hipótese do “se o delegado Heliomar assinar com o PL, a escolha dos ocupantes das três funções que citei acima é do “maquinista”, a pessoa que vai concorrer a prefeito. Hoje é o Mauro Steffen é o presidente, mas se Heliomar estiver conosco ele (delegado) é quem definirá.”

Declinou

Sobre conversas com o ex-vereador Marcelo Buz integrasse o PL para uma possível candidatura de Buz a prefeito em 2024 pelo PL, Francisco Alves confirma. “Sim conversei com Marcelo Buz sobre isso até o dia 5 de abril quando recebi do Fernando Stocho (PL), que Marcelo Buz teria declinado. A partir disso comecei a conversar com o delegado Heliomar. Tenho essas conversas no whatsaap”, diz Alves. A versão de Marcelo Buz é outra. Durante o programa interagindo no site, Buz disse que não declinou e pediu que Francisco mostrasse as conversas.

Matéria em atualização. O site Berlinda aguarda  a manifestação de Fernando  Stocho sobre conversas  com Francisco Alves.

 

Ouça o programa completo

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo