Durante o feriadão do Corpus Christi os bastidores da política de São Leopoldo deram continuidade às articulações para 2024 e um dos assuntos foi sobre o PL da cidade, ou melhor, se o partido terá nome para majoritária, candidatos não faltam. “Houve um convite para concorrer a prefeito. Houve uma reunião com a atual executiva do partido em São Leopoldo para discutirmos esta possibilidade. Mas a movimentação partidária ainda não foi consumada”, respondeu Marcelo Buz que há mais de um mês fala sobre a possibilidade de concorrer. “Sigo analisando o cenário com muita responsabilidade e preocupação com a ausência de debates programáticos”.
“Bem encaminhada”
Uma fonte da direita bastante próxima de Marcelo Buz e do delegado Heliomar Franco disse que “a possibilidade do delegado ir para o PL parece bem encaminhada”, ou seja, muito, mas muito de leve isso poderia indicar disputa pela cadeira majoritária do PL.
Partido precisa se interessar
Existe um detalhe importante sempre que se fala em uma ou outra sigla ter candidato à majoritária na cidade em debate, que nesse caso é São Leopoldo. O primeiro passo é consultar as direções nacionais e estaduais das siglas, principalmente a nacional que é quem tem a chave ou a senha dos recursos partidário e fundo eleitoral. Lá em Brasília os caciques planejam as estratégias e decidem onde apostar. O União Brasil (UB), por exemplo, não tem interesse em São Leopoldo para o Executivo, mas sim em Canoas casa de Luis Carlos Busato deputado federal e presidente da sigla.
Junto com Jairo Jorge
O União Brasil (UB) deixou inclusive de ser adversário de Jairo Jorge, atual prefeito com quem Busato descobriu muitas afinidades tanto para indicar nomes para o quadro como algo interessante para o futuro político do filho.
Valdemar e Cherini
Sobre a estratégia ou interesse do PL para o executivo de São Leopoldo em 2024 o caminho é Valdemar da Costa Netto em Brasília e Cherini na ponte aérea Porto Alegre/Brasília. Interessante que os interessados no assunto sejam próximos da dupla ou tenham amigos em comum para saber.