16 mil atletas de vários países disputam a 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre

3 de junho de 2023 - 11:10

A 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre ocorre neste fim de semana com a participação de 16 mil atletas de 16 países. No sábado, 3, foram realizadas a meia-maratona e a corrida rústica, com 7 quilômetros pela Orla do Guaíba. No domingo, 4, será a vez da maratona. Nos dois dias, a largada será em frente ao BarraShoppingSul.

Este ano a maratona internacional tem como novidade a inclusão, no percurso dos 42.195 metros, da região do Centro Histórico, valorizando ainda mais os pontos turísticos da cidade. O evento também terá a maior premiação de sua história, cerca de R$ 180 mil em dinheiro, sendo R$ 30 mil aos campeões masculino e feminino.

“A Maratona de Porto Alegre tem um significado especial entre todas as competições de rua que fazem parte do calendário oficial por ser a mais rápida do Brasil e seus índices classificatórios servirem para ranquear as grandes maratonas mundiais como a de Boston, Nova Iorque, Londres e Tóquio. Porto Alegre é referência no Brasil neste tipo de competição”, destaca a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Garcia.

Recordes – A expectativa, segundo os organizadores, é de quebra de recordes neste ano. O recorde da maratona feminina persiste desde 2013, quando a queniana Ednah Mukhwana completou a prova em 2h32m41. Já o melhor tempo no masculino é de Luís Carlos da Silva, que em 1994 fez em 2h12m59.

A 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre é organizada pelo Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa) e apresentada pela Unimed, com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre.

Serviço:

Meia-Maratona
Data: sábado, 3
Largada: 7h10 (masculino e feminino)
Local: BarraShopping Sul
Percurso: 21.097 metros
Tempo limite de prova: 3h30

Maratona
Data: domingo, 4
Largada: 7h (masculino e feminino)
Local: BarraShopping Sul
Percurso: 42.195 metros, com novidades!
Tempo Limite de Prova: 6 horas

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo