POR SÔNIA BETTINELLI: Centro do Idoso ou UBS Centro, Padre Reus, Cristo Rei e Fião?

31 de maio de 2023 - 00:49
Por Sônia Bettinelli

Ao usar a tribuna da  Câmara de Vereadores de São Leopoldo, ontem (30) o líder comunitário Valdir Simplício pretendia apenas pedir apoio da Casa em relação ao atendimento no Centro do Idoso Adão Brito, em frente ao Hospital Centenário. Porém o assunto evoluiu para um debate que surpreendeu especialmente a base do governo. Centro do Idoso ou UBS Centro, Padre Reus, Cristo Rei e Fião? Segundo o vereador Dinho (PT) a menos de um mês foi informado pela pessoa responsável do local que se trata de uma UBS, mas que atende idosos. “Mas os idosos podem procurar as UBS de seus bairros que oferecem o mesmo serviço”, relatou Dinho.

E a placa?

Para o vereador Brasil Oliveira (PSD) a pasta da Saúde precisa esclarecer qual a finalidade do prédio em frente ao Hospital Centenário, inaugurado no dia 28 de março de 2022 pelo prefeito Vanazzi. “Começa com a placa bem clara dizendo Centro do Idoso e a confirmação pelo prefeito. Já levei familiares e indiquei e indico para muitos como o espaço de referência para os idosos. Não estou entendendo mais nada”, criticou o vereador.

Habilitado

No comando da Saúde desde o início de maio, a secretária Andréia Nunes confirmou se tratar de UBS. “Desde que cheguei e fui estudar o que tínhamos  rede, ele (Centro do idoso) já havia sido habilitado como unidade de saúde” diz  Andréia acrescentando. “O Centro do Idoso  é uma unidade básica de saúde regionalizado para Centro, Fiao e Cristo Rei Porém se houver necessidades, por exemplo de fisioterapia ele pode ser referenciado. Mas ninguém deveria ser mandado embora por não ser da região”, alerta Andréia.

Comitiva

Uma comitiva de vereadores deve ir ao local nesta manhã para esclarecer as dúvidas.

Maio de 2022 matéria da Prefeitura

O Centro do Idoso é destinado exclusivamente para pessoas acima dos 60 anos para atendimento primário. Ou seja, casos de menor gravidade e trabalhos preventivos. O local também tem atendimento especializado, encaminhados pela atenção básica via regulação. A pensionista Maire Trampuch, 64 anos, foi trocar uma simples receita no início do mês de maio. Ao chegar na unidade, foi convidada a medir pressão, fazer exame de sangue e coletas. A estratégia das equipes de saúde consiste em aproveitar a visita de um usuário para realizar uma série de avaliações preventivas. Duas semanas depois, dona Maire retornou com os resultados. “Está tudo bem comigo, mas é bom ficar atentos. Me atenderam bem, nesse local a gente se sente acolhido. Se não fosse, eu nem voltava”, destacou.

Equipe

O centro comporta duas equipes de atenção primária em saúde e uma equipe de atenção especializada. O grupo de profissionais dispõe de auxiliar de saúde bucal, cirurgião dentista, enfermeiros, médicos e quatro técnicos de enfermagem. O planejamento da Secretaria da Saúde pretende contar, a partir do próximo semestre, com uma equipe multiprofissionail, agregando outras áreas da saúde, como nutricionistas e fisioterapeutas, em parceria com a Unisinos.
“Prezamos muito pela saúde mental dos pacientes na nossa abordagem. Tem conversa, tem olhar, tem tratamento. Trabalhamos de forma humanizada com pessoas que muitas vezes estão longe de seus familiares, vivem sozinhas. Criamos uma relação de confiança”, resumiu o enfermeiro Everton Carvalho, especialista em saúde da família e servidor do Centro do Idoso desde a sua inauguração.

Serviços oferecidos

São disponibilizados serviços de: acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.
O atendimento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17 horas.

Estrutura

A Prefeitura investiu R$ 1,2 milhão somente na parte estrutural. Somado com os equipamentos, o valor se aproxima dos R$ 2 milhões. Os 800 metros quadrados contam com recepção, sala de imunização, sala de procedimento, consultórios indiferenciados, consultórios ginecológico, salas de atendimento individual, consultório odontológico, sala de educação em saúde, banheiros, cozinha, sala de atendimento fisioterápico, sala de utilidades, sala de esterilização, salas para discussão de casos, sala sede do Conselho do Idoso.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo