Alunos do Ensino Fundamental de São Leopoldo têm aulas de matemática na Unisinos

27 de maio de 2023 - 09:09

Com o intuito de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem de matemática, o curso de Licenciatura em Matemática da Unisinos desenvolveu o Programa de Iniciação Científica (PIC) São Leopoldo 2023 em articulação com escolas municipais da cidade. O projeto visa explorar e resolver problemas matemáticos de forma lúdica e estratégica.

O PIC atende alunos do ensino fundamental e os incentiva a conhecer uma matemática diferente, conforme aquela aplicada em olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As aulas acontecem de forma quinzenal, em 14 encontros, no campus São Leopoldo da Unisinos.

Quem ministra as aulas são dois estudantes da graduação em Matemática, Caroline Knob e Weslei Huppes. Para eles, lecionar no PIC está sendo muito importante porque é uma oportunidade de estar em contato com alunos que querem aprender matemática e por entenderem como uma aula da disciplina deve ser realizada. “Estar em uma sala de aula ensinando matemática para esses alunos é uma aprendizagem muito enriquecedora para minha formação em Licenciatura em Matemática. Eu tenho a chance de poder pôr em prática o que eu aprendo na minha graduação sobre como ministrar as aulas e me relacionar com os alunos”, destaca Caroline.

Weslei também comenta que a atividade está sendo essencial para a carreira. “Dar aula no PIC foi o que me fez perceber que tinha feito a escolha certa, pois esses alunos já estão acostumados com essa matemática mais olímpica do que escolar, então me sinto desafiado toda vez que entro em sala de aula. É incrível a sensação de apresentar um problema e ver três, quatro ou cinco soluções diferentes, cada qual com a assinatura de cada um dos meus alunos, os seus próprios meios de argumentar, calcular e imaginar”, revela.

O coordenador da graduação em Matemática e do PIC, Rogério Steffenon, ressalta o quanto essa atividade é enriquecedora tanto aos estudantes da graduação quanto os alunos do ensino fundamental. “É uma belíssima experiência para o licenciando, pois os conhecimentos abordados envolvem a parte lúdica e de raciocínio lógico da matemática. Além disso, os alunos do ensino básico que comparecem nos encontros gostam de matemática e tem bastante facilidade”, garante.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo