Governo anuncia corte de impostos para reduzir, em até 10,96%, preço de carros populares

25 de maio de 2023 - 16:12

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 25, um pacote de medidas para tentar baratear o preço dos carros populares novos no país.

De acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a principal medida do pacote será a redução de tributos para veículos de até R$ 120 mil, com a redução do IPI e do Pis/Confins. A faixa das reduções nos preços finais dos veículos serão anunciadas posteriormente pelo governo, mas vão variar de 1,5% até 10,96% — os descontos serão maiores para os carros mais baratos.

O anúncio do pacote foi feito por Alckmin durante cerimônia no Palácio do Planalto, após reunião com representantes do setor automotivo. Alckmin foi o responsável pelo desenho do programa.

O pacote de estímulo à indústria geral inclui:

  • A adoção da taxa referencial (TR) como taxa de juros para projetos de pesquisa e inovação – o que deve baratear os esforços da indústria nessas áreas.
  • R$ 4 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES) para financiamentos em dólar voltados a empresas que trabalham com exportação – o financiamento em dólar, segundo Alckmin, serve como uma proteção cambial.

Fonte: Exame

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo