A Unidade Básica de Saúde do Instituto Penal de São Leopoldo, a primeira unidade prisional de regime semiaberto do Estado, já está realizando atendimento. A estrutura ainda é provisória porque havia prazo após o credenciamento da UBS no Ministério da Saúde. “Após o credenciamento, que ocorreu em abril, tínhamos o prazo de três meses para começar a atender. Então montamos uma estrutura provisória, até a construção da unidade nova, e iniciamos os atendimentos”, explicou a diretora Fernanda Camargo.
O custeio da equipe de saúde que atuará na UBS Prisional será bancada com repasses dos governos estadual e federal na ordem de R$ 40 mil/mês. O atendimento é de 20 horas semanais, de segunda sexta-feira. A equipe é composta por seis profissionais: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar bucal. Já assistente social e psicólogo são contratados da Susepe. A construção da UBS será montada pela Susepe.
Hoje 183 detentos cumprem pena no instituto.
AÇÃO MAIO VERMELHO
Ontem, já contemplando o projeto da UBS Prisional ocorreu a primeira ação. Uma equipe de saúde bucal do Município, que atua no Projeto Sorriso, composta por dentistas e médicos, realizaram uma apresentação para conscientização e orientação acerca de tratamento, prevenção, causas e esclarecimentos sobre atendimentos na rede municipal. Após a apresentação, os dentistas realizaram consulta, avaliação bucal e encaminharam 13 apenados para a rede de atendimento. A partir de então, prestarão assistência semanalmente no estabelecimento prisional. “Com a estrutura provisória não temos espaço para por a cadeira do dentista por exemplo, então é feito a primeira avaliação aqui dentro e os detentos são encaminhados para rede. A UBS estando finalizada, aí tudo será aqui”, disse a diretora.
Além da equipe médica, participou do evento a secretária Municipal de Direitos Humanos, Nadir Jesus, e sua chefe de gabinete, Basília da Silva. A secretária, que não conhecia a administração e o estabelecimento prisional, aproveitou o momento para se apropriar das ações e dos trabalhos que estão sendo realizados no IPSL.