Marcelo Rodrigues, Inspetor do Ronda Escolar de SL, faz palestra sobre bullying na escola Paulo Beck

12 de maio de 2023 - 15:16

O agente da Guarda Civil Municipal (GCM) e inspetor do programa Ronda Escolar, Marcelo Rodrigues, deu uma palestra para os alunos de 5º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Beck. O tema da conversa foi o bullying nas escolas e as consequências que isso gera na sociedade. Ao longo da palestra, o inspetor abriu espaço para que os estudantes pudessem trazer suas considerações sobre o assunto e, ao final, realizou uma rodada de perguntas.

Marcelo explicou aos estudantes sobre a ligação entre o bullying e os ataques e ameaças ocorridos no país durante o mês de abril. “Nós somos seres humanos e temos nossas diferenças, e ninguém é obrigado a gostar de todo mundo, mas temos que saber respeitar. Vocês sabem o que todas as pessoas que cometeram esses ataques têm em comum? Todos sofreram bullying em algum momento e tinham raiva da escola. Por isso que vocês precisam sempre se colocar no lugar do outro antes de fazer um comentário, uma piada, um apelido. Pensem sempre se o outro não vai se ofender com isso”, destacou.

Além disso, o inspetor explicou que, ao sofrer bullying, o aluno deve denunciar para os professores, e não revidar de forma agressiva, para que não haja um ciclo de ofensas. Os alunos também relataram casos em que sofreram algum tipo de violência ou constrangimento, e tiraram suas dúvidas sobre como se comportar nesses casos.

A supervisora da Emef, Taís Fabíola, falou sobre a importância da palestra. “Estamos atentos ao que acontece com nossa comunidade e queremos que esses temas sensíveis sejam conversados de forma transparente e que possamos orientar nossos estudantes sobre direitos e deveres. Além disso, sobre a importância do respeito, da empatia e que possam ter habilidades socioemocionais para saberem lidar com essas situações”, ressaltou.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo