Ronda escolar da GCM atua em conflitos e faz acompanhamento e reuniões com a família

10 de maio de 2023 - 13:33
Por Sônia Bettinelli

Passado o mês de abril, período mais crítico das ameaças nas escolas municipais, a ronda escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), mantém o trabalho que já era feito antes. “Intensificamos a forma de lidar com o medo provocado pelas notícias falsas e também a comunicação com a comunidade escolar”,  disse o Inspetor da Ronda Escolar, Marcelo Rodrigues no Berlinda News Entrevista de hoje (10) junto com o diretor da GCM, José Carlos Pedrozo.  “A ronda escolar é o trabalho  de maior eficiência. Nossa missão é mostrar para o estudante que a escola é o local seguro”, destaca Pedrozo.

Marcelo e Pedrozo observam que o futuro da ronda escolar  é avançar na prevenção. “Vamos desenvolver ações não para reduzir a criminalidade (quando o fato já ocorreu) mas fazer a prevenção. O novo desafio no cenário da escola foi a ameaça. Não descartamos  nenhuma informação sobre ataques, ameaças e massacres. Tudo é checado  e felizmente nada se concretizou”,

Conflito/Acompanhamento

O bullying é um dos grandes problemas vivido nas escolas. “Sempre tem o grupo dos valentões, do bonde que buscam afirmação e poder ameaçando outros estudantes. Meninas querendo morrer por conta de namoros e disputas contra outras meninas. Nosso papel é mediar o conflito para que essas meninas superem e voltem a ser amigas”, destaca Pedrozo.

Segundo Marcelo, os integrantes da ronda escolar fazem a mediação de conflitos. “Voltamos para escola para saber como ficou a situação, como está o aluno e nos reunimos com a família, aliás o papel da família é fundamental. Os pais precisam saber o que está ocorrendo e e se juntar aos professores e a ronda na proteção ao estudante”, observa Marcelo.

40 novos agentes

A GCM pode ir além do trabalho atual, mas para isso precisa de mais agentes. “Ainda em maio devemos contatar com 40 novos agentes para que façam a admissão e posteriormente participar da escola da GCM para capacitar e qualificar os agentes”, disse Pedrozo acrescentando que o novo grupo deve ser incorporado em junho.

Ouça o programa completo

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo