“Por vontade política do prefeito devemos zerar as ruas de chão batido até 2024”, André Lemke

4 de maio de 2023 - 16:41
Por Sônia Bettinelli

Após 25 anos assessorando a vereadora Iara Cardoso (PDT) no Legislativo e nas secretarias que coordenou André Lemke literalmente passou para o outro lado do balcão como secretário municipal do Orçamento Participativo (OP) principal mecanismo governamental que permite ao cidadão sugerir e definir parte do orçamento de acordo com as demandas. No Berlinda News Entrevista de hoje (4) o secretário André falou o trabalho e seus desafios.

“Hoje o OP é um instrumento de participação popular não só nas plenárias que aconteciam antigamente. É participação permanente pelos oito (8) conselhos da cidade e somam 212 homens e mulheres (conselheiros) das respectivas comunidades que trazem as demandas de maneira rápida”, destacou.

Capacitação 

“Entre as prioridades à frente da pasta está a capacitação dos coordenadores, conselheiros e própria comunidade para que as pessoas realmente entendam o processo e suas etapas que vai muito além de colher e encaminhar a demanda. Existe a questão do orçamento, o aspecto legal questão de litígio que não permite ao município executar uma obra ou serviço caso tenha algo tramitando na justiça. Ontem (3) nos reunimos com a equipe da UFGRS que fará a capacitação. Acredito que em 30 a 40 dias seja possível anunciar as datas corretas.”

25 ruas de chão batido

“Ainda temos 25 ruas de chão batido na cidade nas áreas devidamente regularizadas é o que falta e o prefeito Vanazzi já conversou conosco sobre isso. É um desafio que vamos enfrentar. Logicamente não estamos falando das ruas nas ocupações porque nesses locais o Município não pode fazer nenhuma intervenção caso contrário estaria cometendo uma infração. Seria como fazer uma obra numa área particular.”

Participa São Léo

“Nesse momento estamos atendendo as demandas do Participa São Léo realizado em 2022. No ano passado o investimento foi de R$ 4 milhões para a pavimentação de 18 ruas. Agora estamos nos reunindo com todos os oito conselhos para fazer o acompanhamento das demandas.”

Agendão aberto

“A comunidade deve nos procurar sempre no 5º andar do Centro Administrativo das 8h30 até 14h30 com atendimento ao público. E nas quartas-feiras farei o agendão aberto das 13 às 16 horas para conversar com a comunidade sem a necessidade de agendar antecipadamente.”

Ouça o programa completo

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo