Dos Anjos, inspetor chefe do Grupamento de Defesa Ambiental de SL, faz palestra para guardas em Canoas

4 de maio de 2023 - 18:24

O inspetor-chefe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, Emerson Dos Anjos, ministrou uma palestra para novos agentes da Guarda Municipal de Canoas sobre as experiências do GDA. O evento ocorreu nesta quinta-feira (4) na Unopar, Centro de Canoas, e abordou a temática da proteção ambiental com a exposição de questões legislativas e práticas em relação ao serviço prestado por entidades da área. O tenente-coronel Rodrigo Gonçalves, comandante ambiental da Brigada Militar, também esteve no evento.

Durante a apresentação, Dos Anjos deu exemplos de ocorrências, explicou como são feitas as abordagens e destacou a parceria com as outras secretarias do município. “Nós procuramos atender as denúncias, principalmente atentando para um trabalho preventivo. Há casos em que lidamos com crimes, e aí a abordagem precisa ser mais contundente, mas procuramos, sempre que possível, orientar primeiro. Com a Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, nós preferimos aplicar medidas preventivas, como palestras feitas por veterinários, antes de ter uma punição severa. Nossa preocupação é que no longo prazo tenhamos menos ocorrências”, destacou.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Canoas, Lisandro Carvalho, falou sobre a importância dessa troca de experiências. “Nós convidamos o GDA justamente porque é uma referência nesse assunto, com um trabalho que já é desenvolvido há anos. Como estamos falando para futuros agentes da Guarda Civil, nós decidimos justamente trazer a experiência de um guarda de outro município. Em nome da Guarda Municipal de Canoas, inclusive, agradeço a disponibilidade do inspetor dos Anjos em compartilhar essa experiência que com certeza vai ser valiosa para os agentes”, agradeceu.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo