Equipes fazem testagem de ISTs e promovem oficinas na UBS Cohab Duque e Ocupação Justo

3 de maio de 2023 - 14:32
A Unidade Básica Cohab Duque recebeu uma equipe do  Serviço de Atendimento Especializado (Sae), do Programa de Educação pelo Trabalho (Pet) em parceria com a Unisinos, na quarta-feira, dia 3 de maio.Também participaram das atividades uma turma de Medicina e 22 fisioterapeutas da Unisinos, que se dividiram entre a UBS Cohab Duque e a Ocupação Justo, com as mesmas atividades.
A UBS forneceu testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), um paciente por vez, que enquanto esperavam o atendimento assistiam uma oficina sobre fisioterapia pélvica. Uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.
O fisioterapeuta da Unisinos, Murilo dos Santos, destacou que “o diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis, possibilita que o tratamento comece o mais cedo possível impossibilitando o agravo dos sintomas. O trabalho da saúde é importante para a prevenção das pessoas em comunidades”, comenta.
A enfermeira do Sae, Vera Raquel Nunes e a nutricionista do Sae, Simone Menegotto, falaram sobre a proximidade com as comunidades.” O Sae, preza por criar vínculos com os pacientes em toda a rede de saúde do município. Isso é importante para quem atende e quem recebe o atendimento, viemos aqui na UBS Cohab para explicar no que o Sae é especializado, como o tratamento em patologias especificas”, explicou Vera.
O evento ocorreu na parte da manhã e tarde, na UBS Cohab Duque e o Ocupação Justo, com oficinas e testagens rápidas.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo