Já se foram 30 dias do prazo para a conclusão da Comissão de Ética contra o vereador Thiago Silveira (sem partido) na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Sem possibilidade de prorrogação, os vereadores Iara Cardoso (PDT), Ana Affonso (PT), Gabriel Dias (Cidadania) e Tarzan Corrêa (Republicanos), devem encaminhar o parecer do pedido de cassação de mandato, por quebra de decoro, até 4 de julho. Thiago Silveira é investigado por envolvimento em um crime que tramita em segredo de justiça. Ele foi indiciado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e o inquérito foi encaminhado para o Juizado de Violência Doméstica.
Vaga do titular
Thiago Silveira foi expulso do PT, porém segue com mandato e assumiu com a saída do vereador Nestor Schwertner para a direção do Hospital Centenário. O pedido de cassação, que partiu da presidência do PT, só pode ser feito após o vereador assumir o mandato.
Mesa Diretora
A segunda comissão de ética no Legislativo de São Leopoldo tramita contra o vereador Rafael Souza (PDT) indicado como suspeito de irregularidades na liberação de alvarás à época de titular da Sedettec, e suspeito da prática de rachadinha no exercício de vereador. O pedetista está afastado do exercício de mandato.