O Conselho Político do MDB de São Leopoldo deve se reunir no dia 8 de maio com o presidente do Republicanos, Eder Sanches. Será a segunda liderança para uma conversa inicial sobre projeto para 2024. O processo começou com o delegado Heliomar Franco. “Foi uma conversa inicial necessária para saber qual o projeto das lideranças e partidos para a disputa municipal de 2024. O delegado disse que está aberto ao diálogo e confesso que me surpreendi quando ele (Heliomar) disse ao grupo que se for preciso irá como candidato a vice-prefeito. Foi a primeira vez que escutei isso do delegado”, revelou a presidente do MDB municipal, Alinde Dantasm no Berlinda News Entrevista de hoje (26).
Pesquisa
“Em 2020 fizemos pesquisa que indicava um cenário que não foi cumprido e deu o que deu, porque quem não tinha chance bateu o pé. Nossa conversa agora, dentro do MDB, do Conselho Político e com as lideranças coloca como prioridade uma pesquisa bem feita, sério e o resultado deve ser seguido, caso contrário não há motivo para investir recursos na pesquisa e depois simplesmente ignorar.”
Projeto para governar
“A existência de um projeto para governar a cidade é fundamenta. Aquela história de ganhar sem projeto para governar com o argumento de tirar o PT da Prefeitura, está fora do nosso debate. Queremos vencer a partir de um projeto que a cidade enxergue como avanço, como melhorar os serviços públicos e sem falar da cargos, divisão de espaço. Isso é conversa para depois.”
Falcão e Arthur
“Há 20 anos o MDB não tem candidatura à majoritária. Temos nomes e quadros capacitados para a disputa. Fizemos a discussão dentro do partido e o vereador Falcão e o ex-vereador Arthur Schmidt colocaram seus nomes à disposição. É um processo interno tranquilo para lá na frente definir qual dos dois preenche todos os critérios.”
Sem apoio e sem dinheiro
“Em 2012 elegemos o Daniel Daudt como vice-prefeito, mas não fizemos bancada na Câmara de Vereadores e isso foi muito ruim. Na época não tínhamos dinheiro (campanha sem recurso não existe) e também não tínhamos representatividade no Estado. Agora a situação é outra com o vice-governador Gabriel Souza .”
Eduardo Fischer (Dudu)
“Na segunda-feira filiamos o ex-vereador do PT Dudu Moraes, que agora quer ser chamado de Eduardo Fischer para não ter mais nenhuma ligação com aquele período da vida pessoal marcada por depressão e dependência química. Vai abrir uma ONG para ajudar dependentes químicos e quer ajudar no partido. A princípio não pretende concorrer a vereador.”
Comissão de ética/nulidade
“Inicialmente minha proposta era de fazer o requerimento pedindo comissão de ética contra o vereador Rafael Souza (PDT). Isso ainda estava no gabinete do vereador Falcão, porém após analisar com calma, desisti pela possibilidade de nulidade por conta da divergência entre Lei Orgânica, Regimento Interno e Constituição sobre o assunto comissão de ética. Sigo entendendo que há brechas para nulidade porque a Mesa Diretora é autora do pedido e seus membros estão na comissão e podem votar.”
Ouça o programa completo.