Saiba como funciona a Escola Virtual Co.liga na Feevale

25 de abril de 2023 - 15:21
Por Sônia Bettinelli

No Berlinda News Entrevista desta terça-feira (25) a professora Vânia Bessi, coordenadora do curso de Administração e professora do mestrado em Indústria Criativa, da Universidade, detalhou objetivos e funcionamento da escola virtual co.liga de economia criativa, iniciativa da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho.

“A Feevale é a primeira instituição no País e no Sul do Brasil com essa parceria que é bem importante porque trata-se de mais um serviço que estamos trazendo e divulgando tanto para a nossa comunidade acadêmcia como para a população em geral. O público alvo do co.liga são jovens em vulnerabilidade social buscando qualificá-los para atuar nos setores da economia criativa. Mas todas as demais podem acessar os cursos”, explicou Vânia Bessi acrescentando que a Feevale é a representante física da co.liga com espaço para quem não tem acesso à internet. O laboratório está na Cidade dos Contêineres, localizada no Câmpus II da universidade. Mais informações administracao@feevale.br.

Como participar

Pessoas do Rio Grande do Sul terão, no laboratório da Universidade Feevale, um ponto de referência para as formações, além de acompanhamento pedagógico dos professores da Instituição. As inscrições para as trilhas, gratuitas e abertas a jovens a partir de 16 anos, podem ser feitas na plataforma da co.liga (https://coliga.digital) e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail administracao@feevale.br.

Cursos

São 37 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são online e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

5 horas

Para a turma de Projetos culturais, por exemplo, a inscrição vai até 26/05/2023 e precisará concluir o curso até 29/05/2023.

Saiba como funcionam as turmas e prazos

– Os cursos da co.liga são oferecidos em formato de turmas, o que significa que eles têm uma data de início e um prazo para conclusão;

– Quem concluir o material antes do fim do prazo, além de receber o certificado de conclusão, terá seu progresso mantido e continuará tendo acesso ao conteúdo enquanto ele estiver disponível;

– Se, por qualquer razão, não conseguir concluir no prazo, poderá ainda refazer o curso em uma nova turma, assim que ela estiver disponível (e nós ofereceremos novas turmas regularmente, sempre que possível). Mas atenção para um detalhe importante: nesse caso, você não poderá reaproveitar o progresso já realizado numa turma anterior;

Saiba mais

A escola reúne mais de 25 mil alunos matriculados, já tendo emitido mais de seis mil certificados desde o seu lançamento, em dezembro de 2022. A co.liga já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. Ela está presente em 26 Estados, no Distrito Federal, em sete países (Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e EUA) e conta agora com 13 laboratórios distribuídos pelo Brasil, em parceria com organizações locais. No Rio Grande do Sul, a co.liga possui 954 matriculados.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo