ALINHAVANDO OPORTUNIDADES: Entidades podem inscrever suas beneficiadas em oficinas gratuitas de moda

24 de abril de 2023 - 14:29

O projeto social Alinhavando Oportunidades da Universidade Feevale promove quatro oficinas gratuitas. As aulas são direcionadas a mulheres de Novo Hamburgo e região, desempregadas ou em busca do primeiro emprego, ou que pretendem ter incremento de renda trabalhando em suas residências como autônomas. As participantes devem ser indicadas pelas entidades parceiras do projeto (Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – Abefi e Horta Comunitária Joanna de Ângelis). O Alinhavando Oportunidades, no entanto, está aberto a novas parcerias com organizações da região.

Totalmente gratuitas, as oficinas são realizadas nos laboratórios de Costura e Modelagem (salas 201 e 203), no prédio Verde, localizado no Câmpus II, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Saiba mais:

  • Shibori – a arte da experimentação (dois encontros): o shibori é uma técnica milenar japonesa a partir da qual o tecido é torcido de maneiras diferentes e pintado. Da técnica de experimentação, surgem desenhos aleatórios. O objetivo dessa oficina é levar arte para vida das mulheres atendidas, bem como promover o desenvolvimento sustentável através de geração de renda, por meio da possibilidade de criação e customização de produtos diversos.
  • Macramê (três encontros): o macramê – do árabe makrama (guardanapo ou toalha) – é uma técnica babilônica de tecelagem manual que consiste no uso de nós que, juntos, criam franjas e barrados em lençóis, cortinas, toalhas etc. Arte totalmente manual, em que as amarrações são feitas apenas com as mãos, criando, até mesmo, padrões geométricos. O objetivo da oficina é proporcionar outra opção de lucro para as mulheres beneficiadas.
  • Acessórios de miçangas (um encontro): os acessórios complementam uma produção de moda, e feitos de forma artesanal são como arte. Além disso, sua confecção promove o desenvolvimento de habilidades físicas e a criatividade, ao proporcionar a criação de diversas formas e padrões, de acordo com o gosto pessoal de cada participante. O intuito da oficina, além de levar arte para a vida das beneficiadas, é apresentar uma nova fonte de renda para essas mulheres.
  • Corte e costura (de quatro a seis encontros): visa atender a mulheres em situação de baixa renda e profissionalizá-las, gerando uma nova oportunidade de ganhos e desenvolvendo a autonomia. O principal objetivo é transformar a realidade familiar das beneficiadas. Será explicado o funcionamento de máquinas e equipamentos de costura, bem como serão apresentadas técnicas de costura para montagem e acabamentos de roupas e demonstrados os procedimentos para a realização de corte de moldes.

 

Como participar

O objetivo do projeto Alinhavando Oportunidades é capacitar mulheres nas técnicas de costura e reparos no vestuário, a fim de prepará-las para atuar como autônomas na profissão de costureiras ou para trabalhos relacionados à área em indústrias de confecção do vestuário. Para saber mais sobre as atividades e inscrever suas beneficiadas nas oficinas, as entidades e instituições podem entrar em contato pelo e-mail barbarakoch@feevale.br.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo