O leopoldense Rafael Lacerda é campeão do Campeonato Amazonense. Seu time, o Amazonas sagrou-se pela primeira vez em sua história, após vencer o Manauara por 1 a 0. O gol do título foi do atacante Luan Santos, que escorou cruzamento de Ruan, já na etapa final.
A final estava marcada para ontem à tarde, mas por causa da chuva acabou ocorrendo na manhã deste domingo.
O jogo
O primeiro tempo da decisão foi marcado pela burocracia entre as equipes. Técnica e fisicamente os times acabaram se anulando em campo o que não impediu que algumas chances fossem criadas.
Aos seis minutos, a torcida do Amazonas gritou gol. Miliano em cobrança de falta achou o zagueiro Alison livre na área, o camisa 4 da Onça testou sem chance para o goleiro Deijair, no entanto, a marcação de impedimento no campo e posteriormente confirmada pelo VAR impediu a euforia do time aurinegro.
Mais à vontade em campo, o Amazonas buscou a posse, mas pecou essencialmente no ‘último passe’. Entre a chances que a Onça conseguiu quando acertou no enganche, Miliano, após receber ótimo passe de Rafael Tavares, acabou isolando.
Pelo lado do Manauara, as bolas aéreas acabaram não sendo eficientes e o time somente assuntou nos chutes de fora área, com Marcelinho a primeira e Ítalo na segunda. Ambas rumaram ao caminho da linha de fundo.
Segunda etapa, Robô perto do gol
Na volta do intervalo, o Amazonas voltou a com Ruan no lugar de Miliano. A entrada do camisa 25 causou reação imediata. Tanto pelas duas oportunidades que ele criou, quanto pelo lado do Manauara, já que Christian trocou o lateral Renan pelo meia China.
No Robô, a alteração surtiu efeito. O time laranja conseguiu imprimir uma pequena blitz que colocou a equipe do Amazonas em apuros. Na chance mais clara, o atacante Iury Tanque em uma meia bicicleta mandou no travessão.
Banho de água fria em manhã escaldante
Saindo pro jogo nos espaços do Manauara, o Amazonas encontrou o caminho das redes. Rafael Tavares, em um dos poucos momentos de liberdade conduziu a bola e achou Ruan, que cruzou na medida para Luan Santos escorar para o gol.
O gol mexeu com os ânimos, o Amazonas arrefeceu seu jogo e viu o Manauara se lançar ao ataque na busca desesperada por um gol que o recolocasse no confronto.
O Robô passou a levantar bolas na área mas sem sucesso. A melhor defesa fez valer sua supremacia diante do melhor ataque da competição, sendo decisiva para o inédito título.