INFLUENZA: Coordenadora Karen Carvalho diz que meta esse ano é vacinar 90% dos leopoldenses

12 de abril de 2023 - 20:00

É inegável que o embate ideológico e a polarização nos últimos dois anos atrapalharam o ciclo vacinal entre crianças, jovens, adultos e idosos. Prova disso é que em 2022, São Leopoldo atingiu apenas 70% da meta dos vacinados contra a influeza. A coordenadora de imunização da secretária de saúde do município, Karen Carvalho, esteve no programa Berlinda News Entrevista desta quarta-feira (12) e disse que esse ano a meta é atingir 90% da população, principalmente os mais de 36 mil idosos, seis mil trabalhadores da saúde e em torno de 2 mil gestantes.

Por isso a secretaria mudou a estratégia e resolveu vacinar todos os grupos juntos para não deixar ninguém para trás. “Nos anos anteriores alguns ficaram para trás e não retornaram. Esse ano todos os grupos juntos, ou seja, os idosos acima de 60 anos, pessoa com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoa com deficiências físicas e algumas mentais, profissionais da saúde, segurança, enfim outros grupos”, lembrou.

Para isso Karen disse quatro UBS já estão atendendo com horários estendido até às 20h30: Imigrante, Vicentina, Padre Orestes e Centro do Idoso. A enfermeira lembrou ainda que as pessoas poderão atualizar as vacinas contra Covid, aplicando a bivalente, vacina que promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. “Foi liberado a influenza e a bivalente juntas. Então a pessoas que não fizeram ainda a bivalente poderão fazer juntas. Uma em cada braço”, reforçou.

Durante o programa Karen Carvalho lembrou do período mais tenso da pandemia, como pessoas contra alguns imunizantes, mas também de situações de pessoas agradecendo e elogiando o trabalho dos profissionais da saúde.

 

Ouça abaixo a entrevista completa

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo