Alunos da Emef Dilza são premiados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

4 de abril de 2023 - 17:48

Os estudantes Ricardo Campara, 17 anos, e Dieimissom de Carvalho Shardosim, 15 anos, foram premiados com medalhas de prata e bronze, respectivamente, na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética de 2022. Ambos, na época, alunos do 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Dilza Flores Albrecht (Feitoria-Cohab), estudam atualmente no Ensino Médio em outra instituição. Eles receberam o reconhecimento da escola no final de março, quando foram homenageados pela conquista.

 “As provas ocorreram em outubro e em novembro saiu o resultado. As medalhas foram entregues no período de férias para a escola. Esperamos até março para fazer a entrega pois queríamos ter um momento especial”, explica a diretora da Dilza, Zeni Camargo.

A incentivadora é a professora de ciências Nádia Rosele Becker. Ela trabalhou a temática amplamente em sala de aula e motivou os alunos a participarem da Olimpíada. “As provas foram virtuais e eles fizeram utilizando os chromebooks. O equipamento é fundamental para proporcionar este tipo de atividade na sala de aula. Neste ano vamos fazer de novo”, diz.

O estudante Ricardo fala que que, além do prêmio, o incentivo virou ação dentro de casa. “Aprendemos os tipos de fontes de energia, a fazer o cálculo do consumo, conhecendo os equipamentos que são “vilões” dentro de casa, e como usar de modo eficiente a energia para obter um determinado resultado. Hoje, eu saio desligando tudo em casa, minha mãe brinca que deixo tudo no escuro”.

 A olimpíada

A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas. É voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo