Programa Acesso RS vai ofertar 2 mil vagas para cursos de programação e formação tecnológica

1 de abril de 2023 - 10:54

O Governo do Estado lançou, na tarde desta sexta-feira (31), o programa Acesso RS. Apresentada no RS Innovation Stage, palco do South Summit Brazil 2023, a iniciativa vai disponibilizar 2 mil vagas para cursos de programação voltadas aos diferentes públicos atendidos pelos departamentos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O projeto terá investimento de R$ 390 mil em recursos do orçamento da pasta.

O objetivo do programa, organizado em parceria com as Secretarias da Educação (Seduc) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), é ofertar cursos que entreguem bases tecnológicas e introdutórias às carreiras em tecnologia da informação e comunicação. O governador Eduardo Leite comentou a importância de oportunidades ligadas à inovação e que ampliem a produtividade econômica.

“Não podemos aceitar que o futuro chegue somente para alguns. É fundamental que cresçamos mais, que geremos mais riqueza e que todos estejam produzindo no seu pleno potencial. Aqueles públicos que foram marginalizados ao longo da história, nós precisamos cada vez mais promover a sua inclusão”, afirmou Leite.

O titular da SJCDH, Mateus Wesp, destacou a importância da transversalidade do projeto para o seu sucesso. “Trabalharemos desde a oferta de vagas, passando pela sensibilização de pessoas, até o acompanhamento de participantes e auxílio na empregabilidade. Sabemos o grande passo que estamos dando aqui nesta tarde. O programa Acesso RS está pronto para ser uma política pública efetiva e de resultados consistentes”, ressaltou.

A Seduc vai disponibilizar espaços em escolas públicas, principalmente por meio da utilização dos Núcleos de Inovação do Trabalho, que contam também com professores dedicados a este espaço e que podem servir como mentores no processo de suporte aos cursos.

“Essa parceria é absolutamente necessária. Todas as crises que nós enfrentamos nos últimos anos – econômica, ambiental, sanitária – afetaram profundamente a educação para o trabalho. Estamos vivendo, neste momento, uma reestruturação, uma reflexão sobre como adaptar e atualizar”, avaliou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

Visando também a efetividade do programa, com a empregabilidade dos alunos formados, a Sict irá prospectar empresas que ofertem vagas de trabalho, por meio dos oito ecossistemas de inovação do Estado no âmbito do Programa INOVA RS. Para implantação do Acesso RS, a SJCDH irá agora estudar a melhor forma de contratação de prestadora de serviço especializada para execução dos cursos. As próximas etapas para seleção dos beneficiados serão divulgadas na sequência desse trabalho.

Com foco no letramento digital de pessoas em situação de vulnerabilidade, visando ampliar o acesso ao mercado de trabalho, o programa terá a maior parte das vagas destinadas a jovens estudantes. Nessa primeira edição, serão contempladas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Porto Alegre, Caxias, Ijuí, Uruguaiana, Pelotas e Santa Maria. A perspectiva para os próximos anos é alcançar o número de 56 mil pessoas formadas até o final de 2026.

Confira a distribuição das primeiras 2 mil vagas

Adolescente e Juventude/Vulneráveis, contra turno, Centros da Juventude e EJA/730

Justiça/Pessoa Idosa e Família/Proteção à vida, migrantes, idoso e família/380

Mulheres/Mulheres/CRMs/240

Igualdade Étnico Racial/Étnico racial, comunidades negras, povos indígenas e outras etnias/225

Diversidade e Inclusão/LGBTQIA+ e Pessoas com deficiência

LGBTQIA+ e Pessoas com deficiência/225

Consumidor/Municípios e universidades/Procon/200

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo