O prefeito Leonardo Pascoal tomou posse, nesta quinta-feira (30), como presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Ele foi escolhido pelos pares, em assembleia realizada na Capital, para presidir a entidade no lugar do prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, pelos próximos 12 meses. O troca no comando anual da Granpal ocorre sempre no mês de março.
Em sua manifestação, Pascoal agradeceu a confiança dos colegas na sua condução ao cargo, salientou que sua gestão dará continuidade ao trabalho feito até agora e que atuará na busca por melhorias para as gestões municipais. “Vamos dar sequência às pautas da região metropolitana, em busca de algo maior, que é a governança metropolitana”, afirmou. “Tenho certeza que será um período desafiador, mas de muitas oportunidades. Para isso, precisamos estar unidos e coesos para podermos aproveitar essas oportunidades, independentemente das siglas partidárias às quais pertençamos”, prosseguiu. Pascoal lembrou que tanto o Estado quanto a República tem novos governos e que é preciso estar próximo a eles. “Precisamos estar atentos, dialogando e articulando ideias para atrair dividendos positivos para a população de nossos municípios. Me coloco à disposição de todos para que a gente possa, de maneira coletiva, enfrentar os diferentes temas. Tenho certeza que se estivermos unidos e alinhados, com certeza, vamos celebrar bons resultados no final do período”, encerrou.
Também fazem parte da nova diretoria da Granpal, os prefeitos de Guaíba, Marcelo Maranata (primeiro vice-presidente), de São Leopoldo, Ary Vanazzi (segundo vice-presidente), de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (secretária) e de Sapucaia do Sul, Volmir Martins (tesoureiro). Eles também são da mesa diretora do Consórcio de municípios, responsável, por exemplo, por compras compartilhadas entre os participantes.
O Conselho Fiscal da Associação ficou com os prefeitos José Carlos de Azeredo (Arroio dos Ratos), Cristian Wasem (Cachoeirinha), Paulo José Corrêa (Glorinha) e Sebastião Melo (Porto Alegre – suplente). O Conselho de Prefeitos do Consórcio será formado por André Luis Barcellos Brito (Taquari) e Murilo Machado da Silva (Triunfo) e o Conselho Fiscal, pelos prefeitos Evandro Agiz Heberle (São Jerônimo), Rodrigo Batistella e José Carlos de Azevedo.
Transporte coletivo
Antes da troca da diretoria, realizada durante o Almoço Metropolitano, na Capital, a Granpal assinou o termo de cooperação entre a Associação e a Metroplan para elaboração de uma radiografia do transporte coletivo rodoviário da região metropolitana. O estudo pretende avaliar as licitações de cada cidade, os dados dos usuários, a possibilidade de integração municipal das linhas de ônibus, a bilhetagem única e a unificação do sistema rodoviário.
Além dos gestores dos municípios que integram a associação, participaram do encontro o ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, e o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, além de empresários.
Ao se manifestar, Paulo Pimenta destacou que as pautas da região metropolitana devem ser ouvidas e solucionadas em parceria com os governos Estadual e Federal. “O tema do transporte coletivo está dentro do radar das preocupações do atual governo. Há um grande movimento no Brasil para reconhecer que aquele modelo antigo que nós tínhamos está superado. Para isso, precisamos repensar o sistema de transporte coletivo. A região metropolitana de Porto Alegre já conta com um sistema integrado e não tem como ser pensada nem planejada individualmente, como se cada município fosse um espaço que não tem interligação”, apontou o ministro.