Uma das novidades para a eleição municipal de 2024 é a regra 100% mais 1 para as nominatas de cada partido ou federação e não mais 150% mais 1. Na prática isso significa que em São Leopoldo as nominatas podem ter até no máximo 14 candidatos, ou seja, as 13 vagas mais 1. Antes o máximo era 21 candidatos. “Os grandes partidos vão ter esse dilema, aquelas figuras que são importantes para compor o coeficiente eleitoral – e indicar o número de vereadores – mas que estão abaixo de 500 votos, por exemplo, podem ficar de fora, mas isso é em tese, pode ter outros critérios”, analisou o petista Ibanes Mariano (diretor adjunto do Semae)hoje (30) no Berlinda News Entrevista.
Waldir Schmidt trouxe multiplicidade de partidos
“A nova regra vai criar pelo menos duas situações. Os grandes partidos e as grandes legendas (que nem todas vivem a mesma situação) e aqueles partidos que precisam somar legenda para tentar manter vereador. Essa multiplicidade de partidos aqui foi trazida pelo falecido Waldir Schmidt em 94 quando o PT ganhou a eleição do Brito, no segundo turno. Lá no ginásio ele (Waldir) disse: Precisamos nos unir, senão o PT vai chegar na Prefeitura. Assim criou essa multiplicidade de partidos para distribuir sua base. Mas este processo está caminhando para o fim. No Brasil, o projeto é para no máximo oito (8) partidos.
Irmão vota em irmão
“São muitos desafios como as igrejas. Em São Leopoldo são três grupos de igrejas históricas, uma é a Assembleia de Deus que foi se renovando com um gerenciamento muito eficaz na cidade. Eles vieram para o mundo real, tem reordenamento. Irmão vota em irmão algo trazido pelo surgimento de novos pastores na última década, com a Marcha de Jesus. Por isso, os partidos, principalmente de esquerda precisam prestar atenção na sucessão geracional das igrejas”,
PT para 2024
“Sobre o PT para 2024, eu diria qaue são quatro elementos que vão fortalecer ou eleger o próximo prefeito (a) vindo daqui (governo): O Vanazzi, o seu governo, o petismo e o governo lula que é forte na cidade. O PT está pacientemente tratando da situação interna sobre a sucessão do Vanaazi. Ana Affonso, Nestor 7 vezes vereador e o Marcel. Se não tiver acordo, vai ter prévia.”
Semae
“O Semae tem e faz muito mais que consertar canos, algo em torno de quatro por dia. Reflete na vida de todos pela distribuição e principalmente a qualidade que resulta pelo tratamento dos profissionais. Muitas vezes, o governo tem certa dificuldade para mostrar, faz muito e mostra pouco. São pelos menos 30 projetos e ações que estão em execução ou projetadas. Amanhã (31), o prefeito Vanazzi e o diretor do Semae, Geison Freitas, irão na Caixa para tratar de R$ 24 milhões para a estação do Pradinho, na Vicentina.
Ouça abaixo a entrevista completa