A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, recebeu, nesta segunda-feira (27), o prefeito Leonardo Pascoal, que apresentou a possibilidade da ampliação de cirurgias realizadas pela Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também encaminhou a prefeitura a possibilidade de município se tornar referência de alta complexidade em traumato-ortopedia a outros municípios da região metropolitana.
De acordo com as projeções da prefeitura, o hospital de Esteio teria condições de ampliar em 50% a oferta mensal de cirurgias, passando de 200 para 300 procedimentos, além de ampliar e criar laboratórios de especialidades. Por sugestão da SES, será feito um estudo de viabilidade técnica para que o Hospital São Camilo seja referência em traumato-ortopedia, além de conter a população e eventuais municípios que seriam referenciados por Esteio. “É um município disposto a ampliar a oferta de serviços para a população, são boas notícias que recebemos e analisaremos com todo o cuidado técnico”, salientou a secretária Arita Bergmann.
Também participaram da reunião, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), da SES, Lisiane Fagundes, o secretário municipal de saúde de Esteio, Gilson Menezes, e a diretora-geral da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio, Ana Regina Boll.
São Camilo
A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio é a única instituição hospitalar de Esteio. É referência em emergência, partos e leitos de UTI adulto e pediátricos para vários municípios da região metropolitana. Conta com uma estrutura de 174 leitos, com UTI adulto; UTI neonatal; rede de urgência e emergência; unidade de psiquiatria, internação clínica, maternidade; pediátricos e observação pediátrica; e leitos cirúrgicos.