Após a avaliação bucal realizada na última semana, a equipe do Projeto Sorriso da Secretaria da Saúde retornou na última quinta-feira (23), à Escola Chico Xavier, no bairro Santos Dumont, para concluir o atendimento das crianças da Ocupação Steigleder.
A ação envolve avaliações bucais e execução da técnica Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que consiste em um procedimento curativo com a finalidade de paralisar a doença cárie através do selamento dos dentes.
“Claro que existem critérios para se executar esse procedimento e a intenção é dessa forma estacionar a doença cárie. Esta técnica apresenta vantagens quando comparada ao tratamento restaurador convencional, uma vez que é capaz de oferecer uma terapêutica resolutiva, minimamente invasiva, de qualidade, acessível e de baixo custo”, explica a dentista Denise Ferreira, uma das responsáveis pela iniciativa.
Os tratamentos que eventualmente não foram concluídos dentro do projeto serão encaminhados para acompanhamento nas unidades básicas de saúde (UBS). A próxima tarefa da equipe está agendada para o dia 30 de março, no Centro POP, que atende população em situação de rua. “O diferencial é que vamos até os pacientes. Nosso objetivo é aproximar o Sus da população, ofertar o serviço onde eles vivem. Muitos não têm condições de se deslocar”, acrescentou o dentista Flávio Carneiro.
Cerca de 20 crianças foram atendidas nessa etapa, que iniciou ainda em dezembro com a visita à ocupação, quando os profissionais se apresentaram e transmitiram as primeiras informações sobre a importância da escovação. A coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Karine Santos, chamou a atenção para o aspecto da confiança. “É comum o medo e o receio das crianças em sentirem dor no tratamento odontológico. Essa ação que começa desde um trabalho de prevenção, escovação supervisionada até avaliação e tratamento restaurador atraumático, que acaba criando vínculos e confiança com os cirurgiões-dentistas para um tratamento odontológico nas UBS com mais tranquilidade e sem ou menos traumas”, ressaltou.
Atuação em áreas vulneráveis
O Projeto Sorriso é formado por equipe de saúde bucal da rede municipal, que realiza um trabalho focado em atividades educativas e preventivas junto a diversos públicos da população de São Leopoldo, como os escolares da rede municipal, crianças e adolescentes de casas de acolhimento, pessoas que frequentam o centro POP e, agora, ocupações.
O projeto é coordenado pelos cirurgiões dentistas Denise Ferreira e Flávio Carneiro. O treinamento para atuar fora do consultório foi feito pela odontopediatra Andressa Arduim. Também participam as dentistas Natália Terra e as auxiliares em saúde bucal Andressa Soares, Gisele dos Santos, Vanessa Brito e Eduarda Rodrigues, com apoio das acadêmicas de Serviço Social, Karen Carcamo e Sílvia Schmidt da Unisinos.