OAB/SL, Tribunal de Justiça e Ministério Público realizam nesta sexta-feira o evento “Te Liberta Guria”

23 de março de 2023 - 14:33
Por Juliano Palinha

Nesta sexta-feira (24), a partir das 14 horas, no auditório do Ministério Público de São Leopoldo ocorre o evento “Te Liberta Guria”. O encontro é organizado pela OAB Subseção São Leopoldo e conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A proposta do evento é orientar a comunidade de como  funciona a Rede de Proteção à violência doméstica contra a mulher em São Leopoldo.  “O conhecimento da rede de apoio em caso de violência certamente é do conhecimento dos colegas que atuam na área criminal. Todos precisam estar informados. Isso é o que faremos nesta sexta-feira quando cada autoridade da rede explicará seu papel, como a delegada, a Patrulha Maria da Penha, a secretaria de Mulheres, o Judiciário, entre outros. Infelizmente muitas mulheres se sujeitam à violência porque a única renda é a do marido. Por isso não depender deles (marido) é importante. Hoje em dia, por exemplo, muitas mulheres não conseguem emprego porque na entrevista dizem que pretendem ser mães”, destaca a secretária geral da OAB/SL, doutora Jucemara Toffoli.

O evento será dividido em painéis e contará com diversos palestrantes. A abertura ficará por conta do professor Ronaldo Teixeira, o Nado, representante da Unesco. No primeiro painel, a capitã Bibiana Menezes, do 25º BPM, falará do trabalho da Patrulha Maria da Penha.

A delegada de polícia Michele Arigony, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Leopoldo, fala na sequência dos casos que passam por a delegacia dela.

No segundo painel estarão a presidente da Comissão da Mulher Advogada do RS, Márcia Schwantes, a Juíza de Direito, responsável pelo Juizado da Violência Doméstica, doutora Jacqueline Bervian e a Promotora de Justiça do MP, doutora Marcela Romera.

Para falar das políticas públicas que são desenvolvidas no município estão a vereadora Iara Cardoso, Procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores, Inajara Pfeil da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres e Yara Stockmanns, coordenadora do Centro Jacobina.

O encerramentos está previsto para às 17 horas.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo