Ao longo do mês de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) realizou ações de vistoria em pontos de São Leopoldo que são considerados críticos pela prática do descarte irregular e queima intencional de resíduos. A fiscalização atendeu as denúncias frequentes de geração incômoda de fumaça na Região Nordeste do município, principalmente nos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont.
Os agentes da Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFA) da Semmam e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) percorreram toda a extensão da rua das Carreiras, junto ao dique. Foram verificados pontos críticos que estão no trecho, como nas proximidades da ponte do Rio dos Sinos e no final das ruas Manoel José Brás e Cora Coralina.
O diretor de Fiscalização Ambiental (DFA), Eduardo Mattes, disse que foi verificada uma grande quantidade de resíduos de diferentes tipologias, de origem diversa. “No local, ocorre o descarte indiscriminado de grandes cargas de resíduos despejados diretamente na via pública, bloqueando inclusive a passagem de veículos em alguns trechos”, apontou.
Ele também destacou que, no dia 10 de março, a equipe de fiscalização avistou uma coluna de fumaça no bairro Santos Dumont. “Os responsáveis foram identificados, orientados sobre a proibição da queima de resíduos ao ar livre e intimados a não promover mais queimadas. O fogo foi extinto imediatamente, assim como os responsáveis notificados”, pontuou.