Comunidade do Cristo Rei recebe primeira audiência do Plano Local de Ação Climática de São Leopoldo

16 de março de 2023 - 18:14

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) realizou a primeira audiência pública regional de apresentação do Plano Local de Ação Climática de São Leopoldo. A atividade ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cristo Rei. Foram apresentadas ações propostas no plano, em especial o Programa Tributo Verde. Por meio dessa iniciativa está prevista a garantia de incentivos financeiros aos contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Pela proposta serão levadas em conta medidas como a implantação de sistemas de captação de água da chuva e/ou de reuso de água; aquecimento solar; energia solar fotovoltaica; construções e reformas residenciais ou prediais ecologicamente sustentáveis, e ainda preservação de nascentes, cursos d’água, bem como a destinação de resíduos para reciclagem.

Dessa forma a prefeitura pretende incentivar a adoção de medidas sustentáveis que contribuam com a redução dos danos ambientais ocasionados pela intervenção humana no meio ambiente. O foco está na redução das mudanças climáticas causadas pelos Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pela emissão de dióxido de carbono (CO2) de fábricas, empreendimentos comerciais e residências.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O titular da Semmam, Anderson Etter, salientou que os governos do prefeito Vanazzi sempre primaram pela participação popular e não seria diferente no que tange aos debates sobre o desenvolvimento sustentável. “A população de São Leopoldo vai nos ajudar na definição de metas aspirando a neutralidade climática e o desenvolvimento sustentável. Estas ações também são importantes na perspectiva de criação de novas oportunidades socioeconômicas para redução da desigualdade e melhoria da saúde e preservação da natureza”, salientou Etter.

O coordenador técnico, Éverson Gardel, do Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo, falou sobre o trabalho desenvolvido por esta instância e de onde foi elaborado   o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município. “Um dos principais objetivos do Observatório de Mudanças Climáticas é monitorar as atividades da cidade no que diz respeito às emissões dos gases do efeito estufa (GEE), como por exemplo, gás carbônico. A partir da elaboração do inventário estamos capacitados para planejar ações mais eficazes no enfrentamento das mudanças climáticas e o aquecimento global em uma perspectiva local”, apontou.

A estudante do segundo ano, Júlia Chaves, de 16 anos, comentou sobre a audiência e disse ser importante a colaboração de todas pessoas contra o aquecimento global. “Todas as pessoas precisam participar, pois o planeta é a nossa casa e precisamos cuidar bem dele. Na nossa casa nós separamos o lixo e entregamos para o caminhão da coleta. Acho que isso já é uma forma de colaborar com o meio ambiente”, disse.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo