POR JULIANO PALINHA: Spolaor diz que reforma política é tema para o futuro; Será mesmo?

14 de março de 2023 - 06:53
Por Juliano Palinha

O Secretário de Gestão de São Leopoldo, Nelson Spolaor participou ontem do programa Berlinda News Entrevista. Na pauta, a revitalização da Independência, mas claro que deu tempo para falar sobre a famosa reforma política do governo Vanazzi. Pauta permanente em qualquer esquina quando o assunto é política municipal. Com toda sua experiência, afinal já foi prefeito em Sapiranga, Spolaor disse que esse assunto é tema para o futuro. Mas será mesmo? Mudanças já começaram a acontecer.

Questões pontuais

Questionado sobre a saída de Ibanês Mariano, que trocou o 7ª andar para assumir como adjunto do Semae, e Rafael que assumiu a Secretaria de Administração, Spolaor disse que foram questões pontuais porque os dois lugares estavam vagos.

Diálogos permanente

O homem forte da gestão Vanazzi também disse que há um diálogo permanente no governo. Para ele, a imprensa está no papel dela de buscar as informações nos bastidores, mas “são conjuntos de hipóteses. Elas não estão materializadas. Ou seja, pode ser isso ou não. Certo mesmo é que não temos as questões resolvidas. Elas estão sendo dialogadas, pois nosso governo é democrático. Então quando estiver construída, o prefeito Vanazzi irá comunicar a comunidade leopoldense de forma geral”, informou.

Para quem foi esse recado?

Apesar de dizer que é cedo para tratar do assunto eleições 2024, o Secretário de Gestão alfinetou quem já está pensando. “Tem gente que saiu ontem de uma eleição, está fazendo movimento hoje e já está focado exclusivamente na eleição de 2024. A sociedade precisa analisar. Essas pessoas se movimentam a partir das eleições, nós a partir de um compromisso”. Será que o recado foi para o pessoal da oposição ou para próprias base? Afinal, há disputa interna também?

Ausência justificada

Muita gente notou a falta da vereadora Ana Affonso (PT) no Carnaval de São Leopoldo. Afinal ela esteve desfilando com a Império do Sol em Porto Alegre. Conversei com a assessoria da vereadora e a justificativa foi problema de saúde. Ana teve uma queda de pressão e a orientação foi ficar em casa.

Na Império e na Verde Rosa

Ana Affonso está com acompanhamento médico desde o ano passado e segue em tratamento. No sábado iria desfilar em duas escolas: Império do Sol e na Acadêmicos Verde Rosa.

Comprometimento nota 10

A secretária de Cultura Luísa Gonçalves ainda está interina no cargo. Apesar disso o comprometimento dela é nota 10. O que essa mulher correu antes, durante e até depois do Carnaval foi algo que nunca vi. Foi recompensada com uma noite belíssima e um espetáculo sem nenhuma ocorrência policial. Digamos que no quesito evolução, chama a Luísa que ela resolve.

Tudo pela Cultura

Talvez poucos notaram, mas o vereador Gilmar Goulart Pinto (PDT) é um camarada comprometido com a Cultura leopoldense. Após desfilar com a Escola Estação Primeira de São Léo (foto), trocou de rouba e foi empurrar um dos carros alegóricos das Leões da Feitoria. O carro trazia a galera do tradicionalismo.

Luto na política

O MDB gaúcho está de luto. Aliás, a política gaúcha e nacional. Padilha foi ministro em três governos: nas gestões de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de Dilma Rousseff(PT) e de Michel Temer (MDB). Neste último, seu papel foi o mais importante. Gaúcho nascido em Canela, na região da serra, foi eleito para seu primeiro cargo, como prefeito de Tramandaí, nos anos 1980. Na juventude, Padilha foi líder estudantil e ajudou a criar o partido em 1966, quando vigorava o bipartidarismo da ditadura militar, para se opor à governista Arena. Ele foi ministro de governos de diferentes espectros ideológicos e permaneceu na legenda por toda a vida.

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo