Liberada pelos bombeiros às 17h30, a Avenida Tom Astral está praticamente pronta para a grande noite da cultura popular neste sábado (11). E a previsão do tempo não poderia ser melhor com temperatura mínima de 20°, máxima de 30°. A abertura está marcada para as 21 horas e às 22horas a Império do Sol entrará na avenida. A secretária de Cultura Luísa Gonçalves está no local e acompanhou toda a vistoria, especialmente nas passarelas.
Segundo a secretária, o projeto da empresa responsável pela montagem da Avenida já havia sido liberado pelos Bombeiros, porém, faltava a vistoria que durou em torno de um hora no final da tarde desta sexta-feira.
“Estive no Corpo de Bombeiros durante a semana e o projeto do PPCI foi elaborado conforme a orientação técnica da corporação, autoridades no assunto para garantir uma festa segura para todo mundo”, destacou Luísa.
A secretária disse que a expectativa do público neste sábado é de 10 mil pessoas. “A noite vai estar maravilhosa. Então estão todos convidados para vir para festa”, comemorou.
Estresse de 2022
A secretária Luísa estava confiante na vistoria, mas sem esconder a preocupação caso alguma coisa não estivesse de acordo com os bombeiros. Com a liberação ela (secretária) ficou aliviada e emocionada tamanho foi o desafio de organizar toda a festa. Lembrando que no carnaval de 2022 a situação foi totalmente diferente. Os bombeiros não liberaram e foi necessário ajustes e muita negociação do então secretário Pedro Vasconcellos para garantir a festa, isso no dia do desfile.
Bloco Me Cutuca
“O Bloco estará de tarde na Independência e depois virá para avenida para brincar, mas o horário eles irão definir. A única condição é que o desfile deles seja antes da abertura, às 21 horas. Mas como a maioria dos integrantes também desfila mas escolas não haverá choque de horário”, destaca secretária Luísa Gonçalves.
Entrada gratuita
O acesso ao desfile é gratuito. A entrada das arquibancadas será pela rua São Joaquim. O desfile começa às 21h. A concentração das escolas será na avenida Mauá.
Ordem do desfile
Cinco escolas vão entrar na avenida, cada uma terá 50 minutos para fazer o percurso. A convidada especial, Império do Sol, abre o desfile. Na sequência vem a Acadêmicos Verde e Rosa, seguida da Estação Primeira de São Léo. A quarta escola será a Imperadores do Sul e para fechar a programação vem a Leões da Feitoria.
Apuração
A apuração do resultado do desfile será realizada no domingo, 11 de março, às 16h, nas pirâmides do Ginásio Municipal Celso Morbach. O local terá acesso liberado para a comunidade acompanhar. As escolas serão avaliadas em dez quesitos: Bateria; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Tema Enredo; Harmonia Musical; Samba Enredo; Evolução; Casal de Passistas; Porta-Estandarte; Fantasia; e Comissão de Frente. A escola Império do Sol participa como convidada e não concorre ao título.
Objetos
Não será permitida a entrada objetos cortantes, como garrafas de vidro, entre outros.
Passarela do Samba Tom Astral
A denominação do local do desfile é uma homenagem ao sambista Everton Bitencourt, conhecido como Tom Astral, músico do grupo Samba Astral. Ele foi vítima da Covid-19 e faleceu em novembro de 2020. O artista teve uma atuação destacada no carnaval do município, do Rio Grande do Sul e também nacionalmente. A lei 9.553 de 2022 que instituiu o nome da pista de eventos e desfiles carnavalescos foi proposta pela então vereadora Nadir Maria de Jesus, atual secretária de Direitos Humanos.