ALERTA: Volume de chuva chega a 170 milímetros e Defesa Civil de NH seguem monitorando áreas de risco

7 de março de 2023 - 06:59

O alerta de chuvas intensas se confirmou nesta segunda-feira. Segundo balanço da Defesa Civil, o volume de chuva registrado no pluviômetro localizado em sua base, no bairro Pátria Nova, chegou a 70 milímetros até as 17 horas. Desde sábado, foram 170 milímetros de chuva, bem acima da média de 150 milímetros para todo o mês de fevereiro em Novo Hamburgo. Ainda no fim de semana, a prefeita Fátima Daudt acompanhou os trabalhos da Defesa Civil e na manhã desta segunda-feira mobilizou a Prefeitura para auxiliar no que fosse necessário.

A preocupação era com encostas de morros e áreas ribeirinhas. Durante todo o dia, a Defesa Civil esteve acompanhada de engenheiro e geólogo da Prefeitura nas vistorias por várias áreas do Município. Duas casas acabaram interditadas, uma do bairro Kephas, em razão de risco de movimento de massa, e outra na Boa Saúde, localizada às margens de arroio e com risco de colapsar. Nestas ações, o trabalho foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) que atendem os bairros.

Por volta das 17 horas, a prefeita Fátima vistoriou a Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso, para conferir o escoamento das águas para o Rio dos Sinos. O maquinário estava em funcionamento, evitando alagamentos nas proximidades. Apesar da limpeza rotineira, havia grande quantidade de lixo urbano. “Infelizmente, muitas pessoas não entendem as consequências de colocar lixo na rua. Isso entope o sistema de escoamento das águas, prejudicando os próprios moradores”, avalia a prefeita.

Pela manhã, a prefeita havia reunido a Defesa Civil e secretarias municipais para orientações quanto ao Plano de Contingência em situações como esta. Logo cedo, o Município colocou carro de som com alerta para a população, que percorreu áreas de risco especialmente em encostas de morros dos bairros São José e Diehl. O coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro da Fonseca, destaca que o trabalho seguirá durante a noite desta segunda-feira. “Vamos seguir monitorando as áreas de risco na cidade. A previsão é que as chuvas comecem a diminuir, mas o alerta meteorológico continua até esta terça-feira”, enfatiza.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo