Por sugestão do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), a Associação dos Municípios do Vale do Sinos (AMVARS) deverá levar ao Estado a reivindicação de mais estrutura nas escolas estaduais, assim como de professores, para atender a demanda do ensino médio, uma das pautas na reunião de hoje.
Segundo Vanazzi, a Central de Matrículas, que funciona na Secretaria Municipal de Educação, tem atendido mais de 400 solicitações de vagas por dia. “Estamos encerrando um levantamento do déficit na cidade”, avisou o prefeito.
“Uma das principais escolas da cidade, a Pedro Schneider, Pedrinho, passou um ano sem funcionar por falta de estrutura no prédio e agora não tem vagas para séries do Ensino Médio. Os funcionários estão sobrecarregados e temos relatos de que as dificuldades ocorrem também em outras escolas. “Não é só falta de vagas, é também dificuldade de transporte, falta de professores, um total descaso com a educação pública em nível de Estado.”
A sugestão de Vanazzi é que a Amvars encaminhe esta questão ao governo do Estado, tanto com o governador ou mesmo com a Secretaria Estadual de Educação. A ideia foi bem recebida pelos prefeitos presentes à reunião, já que todos passam por algum tipo de dificuldade em relação ao ensino médio público estadual. Uma audiência deve ser tentada para os próximos dias, pois os problemas precisam ser resolvidos com certa urgência.