Faltando quatro dias para terminar o mês de fevereiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Leopoldo já recebeu 2.987 chamados para as equipes de socorristas neste ano de 2023. Esses dados foram fornecidos com exclusividade para reportagem da Berlinda através da Secretaria de Saúde do Estado.
Conforme o gráfico da Central de Atendimento do 192, que fica em Porto Alegre, no mês de janeiro foram 1.668 ligações recebidas. Já em fevereiro, que ainda não terminou, foram 1.319 atendimentos.
Essas ligações se dividem em pedidos de orientações, saída da unidade e remoção de pacientes para Unidade de Saúde. Em janeiro, por exemplo, foram 570 ocorrências atendidas, 135 chamadas apenas buscando orientações, a ambulância deixou sua base para atendimento de urgência 557 vezes e fez 406 remoções para unidades de saúde. No mês de fevereiro os números são menores. São 453 ocorrências atendidas, chamadas para orientações foram 93, a viatura teve 444 atendimentos e 329 remoções.
Em 2022 foram 23.758 atendimentos
São números altos que chamam a atenção neste início de ano, mas se compararmos com 2022 houve uma queda nas chamadas para o 192. Nos dois primeiros meses de 2022 a Samu recebeu 3.792 chamados para atendimentos. Durante todo o ano o número chegou a 23.758 chamados.
Ano passado os meses de janeiro e maio foram o de mais trabalho aos socorristas. O ano abriu com 2.171 atendimentos e maio teve 2.220.
Como utilizar o Samu de forma correta:
– Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
– Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
– Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
– Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
– Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
– Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.