Sempa abre cadastramento para castração de animais 

24 de fevereiro de 2023 - 19:27

A partir de 1º de março, a Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo inicia as inscrições para castração de cães e gatos (machos e fêmeas). O secretário Walter Leo Verbist estima a esterilização de aproximadamente  650 animais por meio de emenda parlamentar, articulada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Dentinho, no valor de R$ 250 mil. Em 2022, a Sempa realizou 1251 procedimentos de castração animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para se cadastrar, o tutor precisa ser morador de São Leopoldo, ter mais de 18 anos e ter renda mensal de até R$ 2.500.00. O cadastro é realizado presencialmente na sede da SEMPA, das 9h às 14h, nas segundas, quartas e quintas-feiras.

Verbist explica que a Sempa será responsável por encaminhar os cadastrados à clínica veterinária credenciada para realizar os procedimentos cirúrgicos. A clínica entrará em contato com o tutor para agendar a castração e passar instruções pré e pós cirúrgicas. A medicação do período pós-operatório é por conta do tutor e todos os animais castrados receberão chip de identificação. O não comparecimento implica na perda da oportunidade de fazer o procedimento.

Os procedimentos (de 10 a 15 por semana) serão realizados pela Clínica Centro de Saúde Animal, localizada na Av. Imperatriz 78. Apesar de até o momento ser única credenciada, o edital de credenciamento de clínicas veterinárias para esterilização de animais ainda está em aberto. Mais informações pelo telefone da Sempa (51) 35929981 ou pelo whatsapp do plantão (51) 97666152.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo