Diretor do Semae visita aldeia Caingangues Por Fi Ga, no Quilombo, para tratar de esgoto sanitário

23 de fevereiro de 2023 - 14:29

Na manhã desta quinta-feira (23) o diretor do Semae, Geison Freitas, e alguns servidores da equipe de Planejamento e Educação Ambiental da autarquia estiveram na aldeia Caingangues Por Fi Ga, que fica no Quilombo, na Feitoria, para tratar de soluções para o esgotamento sanitário da aldeia indígena.

O obejetivo da visita é justamente debater com a comunidade projetos para melhorias permanentes no saneamento básico do local. A direção do Semae foi recebida pelo Cacique, Jeremias Eufrásio, e o vice-cacique, Antônio dos Santos.

A estrutura atual de saneamento na aldeia, segundo o Semae, já não comporta a demanda e futuras obras garantirão proteção à saúde dos indígenas que ali vivem. De acordo com o diretor, Geison Freitas, o reconhecimento do local é importante para a visualização de todas as possibilidades e que, então, se encontre soluções, sejam elas convencionais ou alternativas, como projetos de saneamento ecológico. “Nós não viemos aqui fazer promessas e sim com o foco na solução dos problemas da aldeia, com relação ao esgotamento sanitário e também ao fornecimento de água. São 80 famílias e cerca de 320 pessoas. De imediato vamos apresentar soluções paliativas, mas o nosso foco é a busca de soluções permanentes”.

O vice-cacique lembrou que mesmo sendo uma aldeia indígena os direitos e deveres estão previstos na Constituição Federal. “Nós apenas temos uma cultura diferente, mas somos iguais a todos os cidadãos, com os mesmos direitos e deveres previstos na Constituição Federal. E o Saneamento é um direito de todos. É importante ter o município mais próximo das nossas necessidades”, destacou.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo