O Ministério das Cidades sinalizou positivamente nesta terça-feira (14) sobre liberar R$ 30 milhões para a construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em São Leopoldo, a ETE Pradinho.
Em reunião com representantes do Ministério, em Brasília, o prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas, e o assessor técnico de engenharia da autarquia, Ronan de Jesus, receberam a notícia de que ainda este ano, R$ 6 milhões serão repassados ao município e serão aplicados na primeira etapa da obra com a construção das redes.
“Nós estamos resolvendo as questões de saneamento com a liberação dos recursos para a construção da ETE Pradinho. Uma medida provisória que ampliou os recursos destinados ao saneamento e à habitação para este ano, nos garantiu o repasse para dar início às obras, primeiro com a instalação dos canos, formando a nova rede que levará o esgoto até a nova estação de tratamento. É uma grande notícia, esperada há muito tempo. Com os esforços do Semae e agora do governo Lula, nós vamos poder ampliar, e muito, o tratamento de esgoto em São Leopoldo”, afirmou Vanazzi.
As obras, segundo o diretor-geral da autarquia, devem iniciar já no próximo mês. “É um momento único e que leva o Semae e São Leopoldo para outro patamar no saneamento. Lembro do Ary Moura que veio à Brasília, mesmo enfrentando a doença, para buscar esse feito e, hoje, junto com o prefeito Vanazzi, nós obtivemos êxito. Com a ETE Pradinho, vamos elevar substancialmente o índice de tratamento de esgoto.”